Origens do Cristianismo | Paulus Editora

Releases

15/09/2016

Origens do Cristianismo

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Origens do Cristianismo
Autor: Eduardo Hoornaert
Coleção: Teologia Hoje
Acabamento: Brochura
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 208
Área de interesse: Teologia, história da Igreja

Origens do Cristianismo, escrito por Eduardo Hoornaert, pretende ajudar na leitura de escritos antigos

A PAULUS acaba de lançar Origens do Cristianismo, obra escrita por Eduardo Hoonaert, destinada não somente a estudantes de história e teologia, mas também para aqueles que estão voltados, de braços abertos, para o mundo novo que vem chegando.

No início do livro, o autor anuncia que se trata de uma obra de história e não de teologia. Para tanto, procura documentos confiáveis, que tratam de fatos, eventos ou movimentos que ocorreram ao longo dos tempos, chamado de heurística, pelos historiadores. Em seguida é necessário situar esses fatos e eventos em seus devidos contextos, interpretando-os (hermenêutica).

No plano heurístico, as fontes do livro são Cartas, Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Apocalipses, Vidas de santos e santas, Visões e Comparações (parábolas). No plano hermenêutico, os textos são situados em contextos históricos, sociológicos e culturais, ao mesmo tempo que é levado em conta o imaginário no enredo, no caso dos textos narrativos, assim como a intencionalidade própria de cada escritor.

A primeira parte do livro é dividida em oito partes, quatro dedicadas à tradição evangélica e outras quatro à apócrifa. Na segunda é focalizado o exercício do poder no movimento cristão.

O livro também contém dois anexos: um com a primeira redação do Evangelho Q, com os principais temas da mensagem de Jesus, e outro com uma indagação que aparece em diversos trabalhos recentes: Jesus, quando jovem, teria trabalhado em Séforis, uma grande cidade em plena construção, a apenas uma légua de distância de Nazaré?

Eduardo Hoornaert nasceu na Bélgica em 1930. É casado com Maria Tereza Dias e vive desde 1958 no Brasil. Formado em Línguas Clássicas e História Antiga pela Universidade de Lovaina (Bélgica). Ensinou durante 30 anos História do Cristianismo em institutos tecnológicos católicos de João Pessoa, Recife e Fortaleza. Também foi professor na Universidade Federal da Bahia e cofundador (1973) da Centro de Estudos da História da Igreja Latino-Americana (CEHILA), escrevendo cerca de 30 livros sobre a História do Cristianismo no Brasil e na América Latina, na perspectiva das populações indígenas e africanas. Desde 1984 se empenha em estudar as origens do cristianismo, além de publicar vários livros sobre o tema.