Livro analisa os avanços no âmbito da comunicação e a influência dessas mudanças no modo de vida do ser humano | Paulus Editora

Releases

09/09/2010

Livro analisa os avanços no âmbito da comunicação e a influência dessas mudanças no modo de vida do ser humano

Por adm

Ficha Técnica
Título: A ecologia pluralista da comunicação — Conectividade, mobilidade, ubiquidade
Autora: Lucia Santaella
Coleção: Comunicação
Acabamento: costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 400
Área de interesse: Comunicação

De que modo as palavras “ecologia” e “comunicação podem interar-se, unir-se, relacionar-se? Em A ecologia pluralista da comunicação – Conectividade, mobilidade, ubiquidade, Lucia Santaella denomina a ecologia uma metáfora bastante eficaz para justificar a escolha do título de seu trabalho publicado pela PAULUS.

“A constituição progressiva de uma ecologia midiática salta à vista. Tanto é assim que, com crescente frequência, o campo da comunicação está fazendo uso da palavra ‘ecologia’ e da descrição dos seus processos para autocaracterizar-se”, explica a autora.

Essa intensificação, para Lucia, deve resultar, sobretudo, da grande virada que a revolução digital não cessa de provocar em todas as esferas da vida social e psíquica, pois tudo indica que o destino da inteligência é crescer e se espalhar pelo mundo circundante. “É para essa direção que caminham as inovações atuais. A comunicação móvel está sendo apenas o primeiro sinal de um movimento progressivo do computador para além do desktop, rumo a novos contextos físicos e sociais.”

Entre os inúmeros aspectos abordados na obra, o leitor encontrará rico conteúdo a respeito das redes sociais na comunicação organizacional, já que a natureza ubíqua por elas adquirida e a intensidade com que afetam nossos modos de comunicar e de viver demandam reflexões voltadas para suas implicações e para os impactos de seu uso.

Um capítulo merecedor de destaque é “Dilemas net éticos”, no qual a autora explica como tratar as questões da ética e da conduta moral quando os usuários transitam pelas arquiteturas líquidas e pelos ambientes de convivência e interação no ciberespaço. Lucia Santaella também apresenta meios de edificar e sustentar ordens sociais éticas nos ambientes turbulentos e mutantes da rede.

A ecologia pluralista da comunicação – Conectividade, mobilidade, ubiquidade é o sexto título de Lucia Santaella publicado para a coleção Comunicação, série com mais de 40 títulos escritos por autores renomados e reconhecidos internacionalmente, como José Marques de Melo, Ciro Marcondes Filho, entre outros.

Lucia Santaella é professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP; é presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica, diretora do Centro de Investigação em Mídias Digitais (Cimid) da PUC-SP, membro correspondente da Academia Argentina de Belas-Artes e presidente da Charles S. Peirce Society, Estados Unidos, em 2007. Publicou pela PAULUS: Culturas e artes do pós-humano – Da cultura das mídias à cibercultura; Corpo e comunicação – Sintoma da cultura; Linguagens líquidas na era da mobilidade; Por que as comunicações e as artes estão convergindo; Navegar no ciberespaço – O perfil cognitivo do leitor imersivo; Redes sociais digitais – A cognição conectiva do Twitter.