Lendo o Livro de Ezequiel – Esperança e imaginação profética | Paulus Editora

Releases

01/03/2024

Lendo o Livro de Ezequiel – Esperança e imaginação profética

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Lendo o Livro de Ezequiel – Esperança e imaginação profética
Autor (a): Luiz Alexandre Solano Rossi
Coleção: Lendo a Bíblia
Acabamento: Brochura
Páginas: 72
Dimensão: (AXC) 13,50 x 21,00
Área de interesse: Bíblica

Título da coleção “Lendo a Bíblia” propõe estudos bíblicos sobre a vocação e missão de Ezequiel, o profeta dos exilados

Compondo a coleção “Lendo a Bíblia”, a PAULUS Editora apresenta a obra “Lendo o livro de Ezequiel – Esperança e imaginação profética”, escrita pelo teólogo e biblista, Luiz Alexandre Solano Rossi.

De acordo com a obra, o profeta Ezequiel pertencia a uma tradição sacerdotal, possivelmente, antes do exílio da Babilônia, onde teria atuado no templo de Jerusalém. Entre suas atribuições para o anúncio da Palavra de Deus, o autor destaca que Ezequiel foi o primeiro a profetizar fora da terra de Israel, o que possibilitou  o amadurecimento de sua  vocação e a confiança em Javé, que age com justiça frente ao seu povo, mas nunca o abandona.  

Segundo o biblista, ao profetizar fora da terra da promessa, Ezequiel encontrou um mundo totalmente novo que o levou a repensar quem ele era e qual a sua missão entre o povo de Deus. Para o autor, o profeta viveu num período difícil para o povo de Israel, por esta razão, o livro de Ezequiel, atinge o tema dos exilados.

O profeta em questão enfrentou grandes dificuldades e mudanças em sua missão, segundo Solano, ele passa de sacerdote para a missão de profeta num cenário de grandes desafios e provações. Conforme às narrativas bíblicas, Ezequiel exerceu sua atividade no meio dos primeiros exilados, altos oficiais e anciãos, entre os anos de 593 e 571 a.C (1,1; 29,17).  Logo, teria profetizado antes e depois da destruição final da cidade de Jerusalém. 

Nesta perspectiva, o autor deseja apresentar aos leitores quem foi o profeta Ezequiel, suas principais iniciativas como profeta de Deus. Para o estudo proposto, o livro está dividido em quatro partes que expõe ao público, as seguintes temáticas: “A vocação profética e os oráculos de julgamento sobre Jerusalém (1-24); “Javé julga as nações estrangeiras(25-32)”; “Salvação e ressurreição do povo (33-39)” e “Novo tempo e nova terra: A construção de um mundo novo (40-48)”.

Segundo a obra, o profeta Ezequiel conseguia sentir a presença de Javé entre os exilados e, mais do que isso, em terras estrangeiras. Sendo, portanto, um personagem importante para a missão do Reino de Deus, como alguém que observava todo o tipo de irregularidades, violências, idolatrias e diversas outras atividades mundanas que provocavam dor e sofrimento e o distanciamento do Altíssimo.   

Solano, destaca que o profeta compreende algo importante para a vivência cristã: Deus é solidário com aqueles que vivem situações-limite na vida. Logo, o próprio Ezequiel, também passou por um processo de conversão através da causa dos exilados. Ainda, segundo a obra, o profeta Ezequiel vê o presente como algo passageiro, como alguém que acredita firmemente na esperança proveniente  de Deus.  Entre os aspectos da missão de Ezequiel, o autor revela temas constantes das visões do profeta: Idolatria e injustiça. 

Na presente obra, o leitor é levado a conhecer um profeta inteiramente comprometido com os propósitos e a  misericórdia de Deus. O livro é indicado para estudantes de teologia, presbíteros, leigos e leigas e todos  que desejam estudar a mensagem do Livro de Ezequiel que nas entrelinhas, permanece sempre atual.  

Luiz Alexandre Solano Rossi é pós-doutor em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Seminário Teológivo Fuller, da Califórnia, doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, e mestre em Teologia pela Faculdade do Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET), de Buenos Aires. Autor de mais de cem livros publicados no Brasil e no exterior, é professor adjunto na PUCPR, no programa de mestrado e doutorado em Teologia, e professor no UNINTER (Centro Universitário Internacional).