Lançamento da PAULUS traz luz aos presbíteros convidando-os a refletir sobre seu papel nas Celebrações Eucarísticas | Paulus Editora

Releases

10/02/2011

Lançamento da PAULUS traz luz aos presbíteros convidando-os a refletir sobre seu papel nas Celebrações Eucarísticas

Por adm

Título: Presbíteros – Palavra e Liturgia
Autor: Enzo Bianchi
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Paginas: 112
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

A Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, do Concílio Vaticano II, afirma: “Qualquer celebração litúrgica é, por ser obra de Cristo sacerdote e do seu Corpo que é a Igreja, ação sagrada por excelência, cuja eficácia, com o mesmo título e no mesmo grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja” (SC 7).

Norteado por essas palavras, Enzo Bianchi, Fundador da Comunidade monástica de Bose, situada no norte da Itália, lança, pela PAULUS, Presbíteros – Palavra e Liturgia, que tem como objetivo contribuir com os padres nas meditações sobre a liturgia, principalmente a liturgia da Santa Missa, centro da vida eclesial e, consequentemente, da sua vida, pois é nela que o presbítero se apresenta ao máximo como ministro de Cristo.

A obra, que tem linguagem simples e direta, na qual autor e leitor estabelecem um diálogo de caráter amistoso, parte da ideia de que somente quando celebrada com fé autêntica e renovada a liturgia transforma e celebra a vida. Dessa maneira, Bianchi sugere inúmeras reflexões para que os sacerdotes dediquem-se cada vez mais a esse ministério.

“Antes de tudo, para celebrar a eucaristia, você deve preparar-se, orando. Pegue o Missal e leia com atenção os textos bíblicos previstos para o dia seguinte. Trata-se de ficar na escuta do Senhor, ciente de que precisa ser ouvido e acolhido por você mesmo o que deverá anunciar. De fato, se você não estiver evangelizado, não poderá evangelizar”, afirma o autor.

Composto de 34 capítulos, o livro enfoca de forma singular as etapas que constituem a celebração eucarística, como o ato penitencial, a apresentação das ofertas, o momento da oração do Pai-Nosso, a oração sobre as oferendas, o abraço da paz, entre outros.  No capítulo “Oração eucarística”, por exemplo, o autor ressalta que, nesta parte, é preciso total atenção e adoração do presbítero. “Se você puder, cante o prefácio; pelo menos, não o recite de maneira cansada; que sua voz, seu tom, sua força ao proclamá-lo exprimam sua convicção e sejam verdadeiro convite a todos, para estarem conscientes de que se encontram diante de Deus”.

Presbíteros – Palavra e Liturgia é constituído de palavras amigas que ajudam os sacerdotes a analisarem seu papel ao rezar a missa, um acontecimento que, embora faça parte de sua rotina, deve ser realizado sempre com a devida atenção e seriedade, edificando assim a Igreja e a sua missão.

Enzo Bianchi nasceu em Castel Boglione, Itália, no dia 3 de março de 1943. Fundador e prior da Comunidade monástica de Bose, autor de numerosos livros, fundou a editora Qiqajon, que publica textos de espiritualidade bíblica, patrística, litúrgica e monástica.