Lançamento da PAULUS contempla a importância do silêncio na busca de si mesmo | Paulus Editora

Releases

06/06/2013

Lançamento da PAULUS contempla a importância do silêncio na busca de si mesmo

Por Imprensa

Serviço
Título: Silêncio – Caminho para o mistério
Autor: Johannes Poelman
Coleção: Aprendendo a orar
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 20 cm
Páginas: 176
Área de Interesse: Espiritualidade

Silêncio – Caminho para o mistério é o título do novo livro de Johannes Poelman, psicólogo e teólogo holandês, que chegou ao Brasil em 1959. O livro faz reflexões sobre o silêncio, de que não se trata apenas do não falar e não pensar, mas de calar todas as vozes exteriores e interiores, para então poder ouvir e seguir aquele cuja Palavra, cujo Verbo, é desde o princípio, mas se fez carne e veio habitar entre nós. A obra, que acaba de chegar às livrarias, também traz as angústias e esperanças do profeta Jeremias.

Segundo o autor, o silêncio é um caminho. Não é o único, mas faz parte de qualquer outro. Isto é, calar o eu, distanciar-se do modo de ser a que estava acostumado. Não mais envolver-se com: apegos, expectativas, fantasias, maneiras de compreender a realidade, a santidade.

“Silêncio é afastar-me do modo de pensar e de agir a que estava acostumado; ter coragem de não mais trilhar caminhos conhecidos. É desapegar-me de tudo o que até agora fazia. É estar disposto para algo novo. Novas maneiras de pensar, de agir; estar aberto para algo desconhecido, esperar o novo, o divino tomar conta de mim. Estar aberto para o modo divino de ser tornar-se o meu”, explica o autor.

Para José Maria Pires, Arcebispo emérito da Paraíba, se quiséssemos classificar esta obra, nós a colocaríamos no gênero da mística, ao lado das obras de Teresa de Ávila e João da Cruz. “Esses místicos não foram compreendidos nem aceitos por muitos de seus contemporâneos, e João da Cruz teve que amargar o cárcere pelo que escreveu”, conta.

A obra pertence à coleção Aprendendo a orar, e é dividida em 55 capítulos, nos quais o autor relata suas vivências de medo, quando o peso da verdade ameaça derrubá-lo; e as de intensa felicidade, quando algo sublime se manifesta.

Johannes Poelman nasceu na Holanda, onde estudou Filosofia e Teologia. Chegou ao Brasil, em 1959, e aqui se tornou brasileiro. É casado e tem três filhas. Graduou-se em Psicologia e fez mestrado em Filosofia. Aposentou-se como professor do curso de Psicologia da UFMG. Lecionou, também, em cursos de pós-graduação na PUC Minas e na FUMEC. Pela PAULUS, já publicou O homem a caminho de si mesmo.