Releases

31/01/2020

José e Asenet

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: José e Asenet
Autor (a): Everson Spolaor
Acabamento: Brochura
Coleção: Apocrypha
Formato: 16.5 (larg) x 24 (alt)
Páginas: 104
Área de interesse: Bíblico

Uma obra para todos que estudam religião no Império Romano, Judaísmo antigo, cristianismo primitivo, além das origens das formas romanescas.

 Publicado pela PAULUS Editora, o livro “José e Asenet” da coleção Apocrypha, introdução e tradução de Everson Spolar, traz ao leitor um enredo que representa a vitalidade cultural, literária e religiosa do judaísmo egípcio do período romano. Segundo a publicação, entre as obras literárias da cultura judaica, está o texto José e Asenet. Trata-se de um texto de ficção sobre o qual, estudiosos levantam inúmeras questões. O autor lembra que, embora seja uma ficção, a obra tem como pano de fundo uma história considerada verídica.

De acordo com o coordenador da coleção, Paulo Nogueira diz que, nesse enredo, um dos primeiros do gênero, são narrados às aventuras de José nas terras egípcias. Outro ponto relevante, é que José e Asenet é uma obra literária que exemplifica como a cultura sofre transformações no desenrolar de sua história, quando é exposta a outras culturas e, com elas interage, criando e recriando contornos.

Com feito, o volume reflete sobre um romance de amor e os capítulos por sua vez, versam sobre os encontros de José com a nobre egípcia Asenet, sobretudo a respeito dos seguintes tópicos: a impossibilidade de sua união, a conversão da jovem Asenet ao judaísmo, o matrimônio com José, um patriarca Judeu, a religião de Israel em sua superioridade às demais religiões, a releitura do passado histórico, a identidade judaica diante das novas configurações sociais, intrigas e perigos.

Segundo Paulo Nogueira, o autor Everson Spolaor permite ao leitor, desfrutar dessa obra pela primeira vez em língua portuguesa, em tradução do grego estabelecido a partir dos manuscritos mais antigos. Nesse sentido, também será possível acompanhar os dilemas, a espiritualidade e as formas narrativas de uma das comunidades judaicas mais vibrantes e criativas do decorrer dos séculos.

O livro aborda o tema sublime do amor, a angústia de pertencente às relações proibidas, suas lutas e seus caminhos em busca de realizações. Segundo a obra, a paixão emerge como algo ao mesmo tempo devastador e transformador, e mescla-se com a força da religião, que autentifica, sacramentaliza e tonifica as ações em todo o texto.

Em José e Asenet, o leitor é convidado a mergulhar em um mundo fantástico e presenteado com uma das mais intrigantes histórias do mundo judaico, na qual convergem o romance, a ficção, a história e a religião do extraordinário mundo antigo.

Everson Spolar possui graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Sul-Americana (FTSA) e licenciatura em Letras pela Universidade Met ropolitana em Santos (Unimes). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), atualmente é professor-autor do curso de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e do Seminário Teológico Batista de Presidente Prudente (STBPP).