Releases

07/08/2019

Isócrates e Nietzsche: uma relação perigosa?

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Título: Isócrates e Nietzsche: uma relação perigosa?
Autor: Yolanda Gloria Gamboa Muñoz
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 214
Área de interesse: Filosofia

Escrito por Yolanda Gloria Gamboa Muñoz, o livro Isócrates e Nietzsche: uma relação perigosa?, publicado pela PAULUS Editora, traz uma reflexão em forma de uma questão e convida o leitor a ouvir um diálogo entre o filósofo grego Isócrates e o filósofo e poeta alemão Nietzche.

Para esse debate de ideias, Yolanda mistura outros pensadores contemporâneos, oriundos da filosofia, das ciências humanas, da literatura e do cinema. Entre eles estão: Paul Veyne, Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Peter Sloterdijk e Michel Foucault.

O método escolhido é o de relacionar autores, disciplinas, gêneros, porém também explora temas, que se enredam no decorrer das páginas e colocam em reflexão os motivos de Isócrates e de Nietzsche: a questão do cuidado da alma; a da relação entre esfera pública e privada; o encontro entre literatura e filosofia.

De acordo com Annie Hourcade Sciou, autora do prefácio, a dimensão heurística do diálogo imaginado por Yolanda Gloria entre Isócrates e Nietzsche se mostra particularmente inerente aos temas que ela contribui a colocar em evidência e iluminar sob a luz de um novo dia, fazendo surgir elementos até então despercebidos na compreensão de Isócrates e Nietzsche.

Já segundo Chiara Piazzesi, a obra oferece ao leitor um exercício de criatividade estilística, que de um lado nutre a reflexão filosófica a respeito dos temas que apresenta, mas do outro lado estimula a necessária reflexão a respeito do trabalho universitário e das suas múltiplas “gaiolas de aço”.

Yolanda Gloria Gamboa Muñoz é professora dos programas de graduação e pós-graduação do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Filosofia pela Universidade de Chile, com mestrado em Filosofia pela PUC-SP, doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorados como pesquisadora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).