Releases

22/05/2019

Iniciação à vida cristã e pedagogia catecumenal

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Título: Iniciação à vida cristã e pedagogia catecumenal
Autor (a): Humberto Robson de Carvalho e Paulo Cesar Gil
Coleção: Biblioteca do Catequista
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 88
Área de interesse: Catequese

Publicado pela PAULUS Editora, a obra Iniciação à vida cristã e pedagogia catecumenal, escrito pelos padres Humberto Robson de Carvalho e Paulo Cesar Gil, tem o objetivo de favorecer a experiência do encontro com Jesus Cristo, o acolhimento da Boa Notícia do Reino, a participação afetiva e efetiva na comunidade de fé, o desejo de ser no mundo e na sociedade atual.

O livro apresenta de forma simples e objetiva o que foi o processo de iniciação à vida cristã na Igreja Primitiva. Na apresentação do livro, Dom Sérgio de Deus Borges, Bispo Auxiliar de São Paulo, afirmou que os autores pretendem auxiliar os catequistas, no seio da Igreja, a redescobrir o processo do catecumenato como um caminho eficaz para iniciar e conduzir fiéis ao encontro de Jesus.

A obra está organizada em sete capítulos, nos quais se percorrem os principais autores e documentos da Igreja do Brasil que se referem à catequese. Segundo os autores, esse subsídio é um projeto de vida para os catequizandos, os catequistas e toda a comunidade paroquial. Para amar e aderir a ele é preciso conhecê-lo.

Os primeiros capítulos procuram explicar o que é a Iniciação à vida Cristã, catecumenato e os sacramentos. Na sequência os autores abordam as dimensões teológicas do projeto de vida para os catequizandos, catequistas e a comunidade. O leitor ainda encontrará um itinerário catequético e orientações para a implantação do processo de iniciação à vida cristã.

Humberto Robson de Carvalho, pertence ao clero diocesano da Arquidiocese de São Paulo. É mestre em educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia, e coordenador dos cursos de pós-graduação em Catequese e Espiritualidade no Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Paulo Cesar Gil, pertence ao clero diocesano da Arquidiocese de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia e Terapia Familiar Sistêmica, terapeuta de casal e famílias, terapeuta comunitário do perdão. Graduado em Teologia, Filosofia e Pedagogia. Presidente da Rede Lumen de Catequese, membro da Sociedade Brasileira de Catequese.