Releases

03/04/2019

Igreja e sociedade em rede: Impactos para uma cibereclesiologia

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha técnica
Título: Igreja e sociedade em rede: Impactos para uma cibereclesiologia
Autor (a): Darlei Zanon
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 112
Área de interesse: Aspectos Religiosos

O livro Igreja e sociedade em rede: Impactos para uma cibereclesiologia, escrito por Darlei Zanon, investiga se é possível e como se estabelece a relação entre a Igreja Católica e a sociedade contemporânea definida como sociedade em rede.

O volume, fruto da dissertação de mestrado de Zanon, parte da teoria de Manuel Castells, sociólogo catalão, que melhor e mais amplamente desenvolve a teoria sobre a sociedade em rede nas suas diversas dimensões. A partir disso, o autor procura descobrir qual é a relação possível, o diálogo existente e as condições de coexistência entre sociedade em rede e a Igreja. O estudo ainda discute os desafios e ameaças, assim como, as possibilidades.

O autor analisa diferentes fenômenos presentes na sociedade contemporânea e sugere algumas hipóteses que sirvam como chave de leitura e aponte uma linha condutora, um fator comum que responda a esses fenômenos e traga luzes para uma reflexão sobre a Igreja hoje.

Zanon propõe uma leitura em duas vertentes, estabelecendo posteriormente a relação entre os conhecimentos obtidos nas duas áreas. No primeiro momento, a obra estabelece os fundamentos da sociedade em rede, analisando quais são as particularidades dessa sociedade e como elas afetam a Igreja Católica.

Por outro lado, é feita uma leitura teológico-eclesiológica, procurando conhecer a estrutura da Igreja e todos os elementos essenciais para caracterizar a sua constituição e sua história.

O primeiro capítulo traz um olhar sociológico, para que o leitor compreenda a sociedade em que está inserido. Em seguida, é feita uma análise sobre a questão religiosa – em nível socioantropológico, como elemento essencial construtivo do ser humano manifesto em qualquer sociedade e tempo. A terceira parte analisa a Igreja Católica enquanto instituição e a sua relação com a sociedade em rede.

Darlei Zanon – Religioso paulino, natural de Carlos Barbosa (RS). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte. Recebeu o título de mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE- Universidade de Lisboa. Atualmente reside em Roma, a serviço da congregação, como conselheiro geral.