História do Tempo do Novo Testamento – O mundo Bíblico de 500 a.C até 100 d.C | Paulus Editora

Releases

22/10/2021

História do Tempo do Novo Testamento – O mundo Bíblico de 500 a.C até 100 d.C

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: História do Tempo do Novo Testamento – O Mundo Bíblico de 500 A.C até 100 D.C
Autor (a): Bo Reicke
Acabamento: Brochura
Formato: 15.8 (alt) x 23 (alt)
Páginas: 352
Área de interesse: Teologia

Livro apresenta estudos sobre os tempos do Novo Testamento e relatos do cristianismo primitivo

Publicado pela PAULUS Editora, em parceria com a Editora Academia Cristã, o livro “História do Tempo do Novo Testamento – O Mundo Bíblico de 500 A.C até 100 D.C”, de autoria de Bo Reicke (1914-1987), apresenta aos leitores um estudo amplo e reflexivo para a compreensão da mensagem bíblica, da Igreja primitiva e da Antiguidade clássica, com base nas relações políticas, sociais e religiosas, frentes consideradas importantes e determinantes para o crescimento do judaísmo pós-exílio e do cristianismo.

De origem suíça, a primeira edição desta obra foi lançada pela primeira vez em 1965; a segunda, já melhorada, em 1968. Suas traduções se tornaram conhecidas nos países de língua inglesa e na Escandinávia. Esta terceira edição revista e ampliada foi traduzida para o português por João Aníbal e Edwino Roye. A presente publicação traz uma linguagem mais clara e objetiva na explanação de diversos pontos principais da história da Igreja de todo o século I.

De acordo com a obra, três linhas fundamentais orientam o autor: primeiro, o judaísmo do tempo neotestamentário que trabalhou sobre a herança dos repatriados da Babilônia. Em seguida, as relações vistas como não condicionadas à Palestina, mas que são levadas em conta nos fatores de poder universalmente conhecidos no reino dos persas, na Grécia, na república e no império romano. E, por fim, a problemática social, política e religiosa dos judeus e dos cristãos com o império romano que é acompanhada desde o tempo de Jesus, dos apóstolos, dos gregos e dos discípulos dos apóstolos até o final do Novo Testamento, por volta do ano 100.

Dividido em sete capítulos, para facilitar o estudo e compreensão da história da Igreja primitiva, as partes iniciais (1-4) discorrem sobre a religião e a cultura das comunidades judaicas. Entre os estudos, estão as seguintes temáticas: “Judá sob o domínio da Pérsia (539-332 a.C)”,  “A Judeia sob o domínio Helenístico”, “ O Reino Asmoneu (142-63 a. C)”,  “A Palestina sob o domínio de Roma e de Herodes”. No quinto capítulo, o autor fala sobre a “A Palestina no tempo de Jesus e dos Apóstolos (ano 4 a.C).

Do sexto ao sétimo capítulo, o autor chama a atenção dos leitores sobre a posição da Igreja durante o império romano. Segundo Reicke, para compreender os tempos apostólicos é necessário estar atento ao reino universal e às províncias por onde passaram Jesus e os apóstolos. Com efeito, as narrações do tempo pós-apostólicos (66-100 d. C) se ocupa em estudar as relações entre a Igreja e o Estado. Nesse contexto, Bo Reicke explana sobre os temas: “O império romano no tempo de Jesus e dos apóstolos” e “O império romano no tempo dos discípulos dos apóstolos (67 – aprox.100 d. C).

Em suma, a presente obra destina-se para padres, bispos, diáconos, religiosos e religiosas, estudantes de teologia e todos aqueles que desejam estudar a linha histórica do tempo do Novo Testamento, a Igreja primitiva e os principais traços da doutrina cristã. O autor Bo Reicke foi professor de Novo Testamento na Universidade de Basel, na Suíça. Seu legado se estendeu e contribuiu de maneira significativa para os estudos bíblicos.