História de Fernando Lugo é retratada em livro da PAULUS | Paulus Editora

Releases

17/06/2010

História de Fernando Lugo é retratada em livro da PAULUS

Por adm

Título: Fernando Lugo e a construção de uma nação
Autores: Hugh O’Shaughnessy e Edgar Venerando Ruiz Díaz
Coleção: avulso
Acabamento: costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 208

No mundo inteiro, o Paraguai foi o país que teve o mais antigo governo de um só partido. Durante seis décadas, o Partido Colorado, do general Alfredo Stroessner, detinha a riqueza e o poder, que eram para poucos. No início de junho de 2008, o povo paraguaio comemorou o início de possíveis mudanças: um “ex-bispo”, Fernando Lugo, acabava de ganhar as eleições para presidente, derrubando do poder o partido que durante 60 anos liderou o país.

Essa história serviu de inspiração para Hugh O’Shaughnessy e Edgar Venerando Ruiz Díaz escreverem uma grande obra: Fernando Lugo e a construção de uma nação, da PAULUS.

O livro conta a história de luta desse homem para concorrer a uma eleição presidencial, além de mostrar como foi possível alcançar essa vitória, tão expressiva. Os autores abordam também o momento da posse, a situação política desafiadora pela qual o Paraguai passava, os objetivos de Lugo como líder político, sua ordenação e relação com a Igreja, entre outros aspectos. O conhecimento de Hugh O’Shaughnessy e Edgar Venerando Ruiz Díaz sobre essa temática contribui para que o leitor entenda, além da trajetória de Lugo, as divisões entre os elementos tradicionais e progressistas da sociedade.

Além da linguagem clara e objetiva, os autores também apresentam algumas fotos, mapas, índice de abreviações e acrônimos e lista com os principais personagens da obra, elementos que enriquecem ainda mais esse trabalho. Fernando Lugo e a construção de uma nação pode ser considerado uma introdução ao Paraguai, à sua política e oferece o pano de fundo necessário para se compreender o grande desafio que este homem enfrenta agora.

Hugh O’Shaughnessy é escritor, e fala no rádio e na televisão a respeito da América Latina. Trabalhou para o Financial Times, The Economist, The New Statesman, o Observer e a BBC, entre outros. Ganhou dois British Press Awards e o Wilberforce Medallion da cidade de Hull. Também foi reconhecido pela Graduate School of Journalism da Columbia University nos Estados Unidos. Entre os seus livros estão Granada: Revolution, Invasion and Aftermath e Pinochet: The Politics of Torture.

Edgar Venerando Ruiz Díaz é um jornalista paraguaio e editor de notícias da versão digital do jornal diário de Assunção ABC Color.