Gestão Paroquial – Para uma Igreja em Saída | Paulus Editora

Releases

19/06/2018

Gestão Paroquial – Para uma Igreja em Saída

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Gestão Paroquial – Para uma Igreja em Saída
Autor (a): Dom Edson Oriolo
Coleção: Organização Paroquial
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 152
Área de interesse: Pastoral

Livro aponta caminhos para uma excelência na gestão paroquial

“Há de se ter presente que evangelizar requer sabedoria, recursos técnicos e métodos adequados para que a Igreja como Povo de Deus desempenhe bem a sua missão”.

O livro Gestão Paroquial – Para uma Igreja em Saída, escrito por Dom Edson Oriolo, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, trata da gestão paroquial como meio que pode ajudar a comunidade paroquial a viver melhor a proposta do evangelho. Segundo o autor, muito se fala sobre gestão, seja ela, econômica, social, familiar, gestão da saúde, entre outras. Para ele, as pessoas procuram atingir uma excelência em suas atividades diárias, com isso, tudo o que é feito para sair da realidade, a fim de alcançar uma excelência, pode ser chamado de gestão. Como por exemplo: planejamentos, orçamentos e gestão de conflitos.

Com esse pensamento e inspirado nas exortações apostólicas Evangelii Nun do Papa Paulo VI e Evangelli Gaudium do Papa Francisco, ambos sobre o anúncio do evangelho no mundo contemporâneo, Dom Oriolo apresenta no livro, pistas de gestão paroquial, com o objetivo de incentivar uma evangelização alicerçada no amor por Jesus Cristo e pela valorização do povo de Deus.

A obra está dividida em três partes e nove capítulos. O conteúdo proposto pelo autor, em um primeiro momento revela os elementos básicos da gestão; a importância da gestão para a realidade paroquial, além de técnicas e estratégias de gestão.

Os capítulos que seguem do um ao sexto, discorrem sobre a passagem da chamada “pastoral de manutenção” para uma “pastoral missionária”, a leitura traz indicações sobre a finalidade da paróquia num contexto urbano, ressaltando a questão da “gestão” no dinamismo da evangelização. Outro tema em destaque é a figura do sacerdote como gestor por excelência, o autor com base em suas experiências, aponta caminhos para os sacerdotes administrarem bem as suas paróquias. Oriolo, afirma que, a gestão deve estar alicerçada, sobretudo, na força do Espírito Santo.

Nessa perspectiva, o leitor também encontrará no livro os seguintes temas: gestão de coaching na vida paroquial – como metodologia de resultados; gestão de marketing – como meio para repensar os objetivos; estruturas; estilos e métodos de evangelização e gestão de planejamento. Segundo o bispo, para obter bons resultados, as paróquias precisam planejar melhor suas atividades pastorais.

Já o sétimo capítulo discute a gestão de conflitos no ambiente paroquial, Dom Oriolo lembra que, uma paróquia saudável é aquela que aprende a lidar com os conflitos. No oitavo capítulo, o volume apresenta o tema da gestão de pesquisa. A publicação traz modelos de pesquisas, gráficos com resultados gerais de ações que deram certo. Na opinião do autor, a pesquisa prévia na vida paroquial auxilia na identificação de problemas e favorece a criação de soluções.

Por fim, o último capítulo é dedicado à gestão paroquial do dízimo, como trabalhar a organização dessa pastoral tão primordial para a Igreja? Além de treinamentos e estratégias para as equipes da pastoral do dízimo, Oriolo, antes, apresenta uma reflexão acerca da compreensão do dízimo como pastoral e não somente como um meio de arrecadação de dinheiro. A obra é indicada, não apenas para os sacerdotes, mas para os conselhos paroquias, pastorais, administrativo e todos os fiéis.

Dom Edson Oriolo é bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), mestre em Filosofia Social pela PUC-Campinas, especialista em Aristóteles pela Unicamp e em Marketing pela Universidade Gama Filho, pela qual também pós-graduou-se em Gestão de Pessoas.