Filoteia – Introdução à vida devota | Paulus Editora

Releases

12/01/2024

Filoteia – Introdução à vida devota

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Filoteia – Introdução à vida devota
Autor: São Francisco de Sales
Coleção: Clássicos do Cristianismo
Acabamento: Brochura
Páginas: 400
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Espiritualidade / Devoção

Novo título da coleção “Clássicos do cristianismo” convida à santificação pela vida ordinária e pelo trabalho cotidiano.

Como parte da coleção “Clássicos do cristianismo”, a PAULUS Editora apresenta o título “Filoteia – Introdução à vida devota”, de São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja. Segundo o verbete “François de Sales”, a obra é definida como “um dos mais belos exemplos da prosa francesa pré-clássica”. O mesmo dicionário também oferece um verbete à “introdução à vida devota”, caracterizada como “escrita num estilo agradável e puro, que fez o sucesso da obra”.

Por sugestão do jesuíta francês Jean Fourier, antigo reitor da Universidade de Pont-à-Mousson, o livro foi tornado público, tendo origem nas cartas de direção espiritual dirigidas por Francisco de Sales à senhora de Charmoisy. Para preservar a destinatária da mensagem, a obra passou a ter como título a personagem alegórica Filoteia, cujo nome vem do grego e significa “amiga de Deus”, como uma representação de todas as pessoas de boa vontade, os leigos em geral, chamados à santificação pela vida ordinária e pelo trabalho cotidiano. Ao contrário do que era publicado na época, este volume não era voltado aos religiosos e monges, mas às pessoas de vida comum, com seus afazeres e obrigações sociais, mas que aspiravam à devoção.

Esta publicação clássica da espiritualidade cristã está estruturada em cinco partes. A primeira oferece as admoestações e exercícios necessários para conduzir a alma, desde seu primeiro desejo da vida devota, a uma total resolução a abraçá-la. Na segunda parte, o leitor encontrará diversas recomendações para a elevação a Deus pela oração e pelos sacramentos. Na terceira parte, São Francisco de Sales oferece vários conselhos relativos ao exercício das virtudes. Na quarta parte, o autor aconselha sobre as tentações mais comuns enfrentadas pelos cristãos. Por fim, na última parte, o religioso oferta exercícios e conselhos para renovar a alma e confirmá-la na devoção.

A presente publicação faz parte da coleção “Clássicos do Cristianismo”, que oferece ao leitor importantes textos espirituais de grandes santos da Igreja, como Santo Antônio de Pádua, Santa Teresa de Jesus, Santa Catarina de Sena, São Luís Maria Grignion de Montfort, São João Maria Vianney, entre outros.

São Francisco de Sales nasceu no castelo de Sales, em 1567. Sua mãe buscou formá-lo com os padres jesuítas. Muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Estudou Direito em Pádua, mas, contrariando seu pai, quis ser padre. E foi um sacerdote que procurou a santidade não só para si, mas também para os outros, razão pela qual redigiu suas duas obras mais importantes: a “Introdução à vida devota” e o “Tratado do amor de Deus”. No seu itinerário de pregações, de zelo apostólico e de evangelização, semeando a unidade e espalhando, com a ajuda da imprensa, a sã doutrina cristã, foi escolhido por Deus para o serviço do episcopado em Genebra, primeiro como coadjutor, depois como titular. Doutor da Igreja e cofundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana, fundada por São João Bosco, que se inspirou nele ao escolher o nome de sua congregação, também é patrono dos escritores e dos jornalistas. Esse grande santo da Igreja morreu aos 56 anos, sendo que 21 deles foram vividos no episcopado.