Releases

22/11/2019

Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho
Autor (a): Papa Francisco
Coleção: Magistério
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 164
Áreas de interesse: Documentos da Igreja

A Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, publicada pela PAULUS Editora, é resultado da XIII Assembleia Geral Ordinária dos Bispos sobre A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã.

O texto é a primeira Exortação pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco, publicada no encerramento do Ano da Fé, em 2013. Segundo as palavras do pontífice para redigir a Exortação foram utilizados a riqueza dos trabalhos do Sínodo e a consultas a várias pessoas.

Além disso, Francisco procura exprimir as preocupações que o movem neste momento concreto da obra evangelizadora da Igreja: “Os temas relacionados com a evangelização no mundo atual, que se poderiam desenvolver aqui, são inumeráveis. Mas renunciei a tratar detalhadamente esta multiplicidade de questões que devem ser objeto de estudo e aprofundamento cuidadoso”, afirma o pontífice.

Ao longo do texto, Francisco propõe algumas diretrizes que podem encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo. Utilizando como base a doutrina da Constituição dogmática Lumen gentium, o papa decidiu se deter em questões como: a reforma da Igreja em saída missionária; as tentações dos agentes pastorais; a Igreja vista como a totalidade do povo de Deus que evangeliza; a homilia e a sua preparação; a inclusão social dos pobres; a paz e o diálogo social e as motivações espirituais para o compromisso missionário.

“Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos, a fim de convidá-los para uma nova etapa evangelizadora marcada por essa alegria, além de indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos”, afirma Francisco.