Eu, Francisco | Paulus Editora

Releases

01/10/2019

Eu, Francisco

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Eu, Francisco
Autor(a): C. Carretto
Coleção: Cidadãos do Reino
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (alt) x 21 (alt)
Páginas: 168
Áreas de interesse: Hagiografia

Obra apresenta a biografia de São Francisco de Assis, o santo dos pobres, o pequenino de Jesus

Na obra Eu, Francisco, publicada pela PAULUS Editora, o autor, Frei Carlo Carretto transforma São Francisco de Assis no biógrafo de si mesmo, usando um recurso literário que se mostrou extremamente eficaz para expressar os sentimentos e o estado de espírito do santo. Trata-se de um livro jovial que dá, às novas gerações, uma resposta às exigências de autenticidade e coerência cristãs.

Segundo o padre franciscano Ernesto Caroli, incentivador da obra, este é um livro jovem, mas não feito somente para os jovens. Nele, todos podem encontrar, na contínua queda dos mitos, uma convocação ou um convite aos sentimentos humanos e cristãos, que tornam jovem e mais aceitável a vida.

Dividida em 13 capítulos, a publicação narra a história de São Francisco de Assis, um santo que viveu intensamente no final do século XII e início do século XIII. Seus gestos e palavras ensinaram a muitos fiéis, revolucionaram e sacudiram a sociedade e, especialmente a religião e a civilização de sua época.

Assim, para contar essa história, o autor traz as diversas passagens da vida de Francisco, além de orações e salmos. “Fui tentado a intitular este volume “o meu Francisco” e teria sido por certo mais exato. Mas prevaleceu em mim o desejo de ouvi-lo. Presunção? Talvez. Asseguro-lhes, porém, que o escrevi rezando e os anos que passei próximo dele, nas encostas do monte Subásio, me ajudaram”, confidencia o autor.

De acordo com o prefácio do obra, escrita pelo franciscano Ernesto Caroli,  emergem e se evidenciam algumas mensagens que revivem com impetuosa atualidade nos dias de hoje. Segundo ele, os escritos de Frei Carlo Carretto ao olhar para Francisco, revela o santo como exemplo de santidade e entrega a Deus. Além disso, sua história continua a ensinar gerações e a inspirar muitos fiéis da Igreja do mundo inteiro.

Carlo Carretto, ofm (1910-1988) foi religioso da congregação dos pequenos Irmãos do Evangelho, inspirada na espiritualidade do bem-aventurado Charles de Foucauld. Tendo iniciado, em 1954, o noviciado em El Abiodh( Argélia), se dedicou, na década seguinte, a uma vida eremítica no Saara, marcada por oração, silêncio e trabalho. Retornando à Itália em 1965, se estabeleceu em Spello (Umbria), num convento que havia pertencido aos franciscanos. Ali se instalou uma efervescente comunidade aberta a todos em busca de reflexão, oração e  trabalho.  A esse convento se associaram alguns eremitérios espalhados pelo monte Subásio, dos quais Carreto foi o diretor espiritual por mais de vinte anos. Além de escritor, foi um grande amigo de Madre Teresa de Calcutá.