Escola catequética paroquial: um caminho que se faz caminhando | Paulus Editora

Releases

18/06/2019

Escola catequética paroquial: um caminho que se faz caminhando

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Escola catequética paroquial: um caminho que se faz caminhando
Autor (a): Sueli da Cruz Pereira
Coleção: Biblioteca do Catequista
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 240
Área de interesse: Catequese

Livro da PAULUS oferece formação permanente para catequistas

Organizado por Sueli da Cruz Pereira, o livro “Escola catequética paroquial: um caminho que se faz caminhando” coloca nas mãos dos catequistas uma série de ferramentas para intensificar o trabalho missionário na catequese.

O conteúdo oferecido busca colocar em prática as orientações do documento 107 da CNBB “Iniciação à Vida Cristã”, que por sua vez, sugere um itinerário gradual para a formação dos catequistas a fim de que, eles possam vivenciar os processos formativos de inspiração catecumenal antes de assumirem a responsabilidade catequética.

De acordo com o livro, há várias Escolas Catequéticas nas dioceses que colaboram de diversas formas para a missão dos catequistas. Porém, nem todos os catequistas têm possibilidade de participar desses espaços, por conta do trabalho, estudo, família ou por questões financeiras.

Assim, alguns membros da Comissão Regional da CNBB organizaram um itinerário formativo, propondo que as próprias paróquias pudessem orientar os catequistas no caminho de formação, tendo à frente a própria equipe de coordenação e outros membros da comunidade para conduzir os conteúdos proposto na obra.

O presente volume divide-se em quatro tempos intitulados: Acolhimento, Aprofundamento, Espiritualidade e Missão. Além disso, os encontros de formação são intercalados de três celebrações. No tempo de acolhida, o catequista é chamado a exercer a sua missão. Após um período de discernimento vocacional, ele (a) será acompanhado e acolhido para formação.

No segundo tempo, a equipe propõe o aprofundamento da fé no encontro com Jesus Cristo, com temas específicos para lhe dar segurança no exercício do ministério. O Subsídio sugere ao leitor, os conteúdos nas seguintes dimensões: bíblica, cristológica, eclesiológica, litúrgico-sacramental, ética e metodológica.

Já no terceiro tempo, o catequista é convidado a aprofundar a intimidade com Jesus Cristo, por meio de momentos de oração, direção espiritual, celebração e retiros espirituais. O livro explica que a espiritualidade do catequista deve ser testemunhada no seu estilo de vida. Por fim, o quarto tempo aborda a formação permanente do catequista.

O volume, “Escola catequética paroquial” tem por objetivo que os catequistas busquem a formação permanente e criem um espirito positivo e alegre, conforme a orientação do Papa Francisco para o anúncio do evangelho.

Sueli da Cruz Pereira é doutoranda e mestra em Teologia Sistemática pela PUC-Rio. Religiosa da Congregação das Irmãs Dimesse Filhas de Maria Imaculada. É formadora e coordenadora da Animação Vocacional da Congregação.  Atua na Diocese de Duque de Caxias-RJ como Coordenadora Diocesana da Catequese, da Escola Bíblica da Pastoral da Juventude, é assessora do módulo de Cristologia no Curso Básico de Teologia para Leigos. Coordenou os trabalhos de desenvolvimento do manual Escola Catequética Paroquial.