Era uma vez… Histórias de adoção | Paulus Editora

Releases

02/02/2024

Era uma vez… Histórias de adoção

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Era uma vez… Histórias de adoção
Autor (a): Mara Regina Augusto
Coleção: Amor e Psique
Acabamento: Brochura
Páginas: 64
Dimensões: (AxC) 13,00 x 20,00
Área de interesse: Psicologia

Novo título da coleção “Amor e Psique” analisa casos de adoção a partir dos contos de fadas

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Era uma vez… Histórias de adoção”, organizado pela psicóloga Mara Regina Augusto, oferece ao público um roteiro de histórias sobre casos de adoção, contemplando estudos sobre o desenvolvimento da criança, impactos do abandono e processo adotivo.

A obra é resultado do trabalho da autora como psicóloga judiciária na vara de infância e juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo: “São histórias reais que, como nos contos de fada, também falam de príncipes e princesas abandonados ou encontrados, e sobre como essas histórias foram reescritas”, recordou Mara Augusto.

Como parte da coleção “Amor e Psique”, o título divide-se em cinco capítulos. No primeiro deles, a autora faz um paralelo sobre as características dos contos de fadas tradicionais e como eles estão presentes ao longo dos tempos.

No capítulo seguinte, o público aprende sobre o desenvolvimento da criança, desde o ventre materno, passando pelo nascimento biológico e as consequências do rompimento da unidade mãe-criança quando ocorre o abandono ou afastamento.

Os dois capítulos subsequentes relatam a vivência do abandono e da adoção e como o rompimento da relação é tratado nos contos de fadas e demais histórias populares.

A parte final da publicação reflete como os contos de fadas explicam as questões sociais para as crianças de forma com que esse público não só compreenda a história, mas deposite sua confiança na narrativa, uma vez que os personagens ali presentes personificam os dramas e sentimentos vivenciados por elas.

A autora conclui o título defendendo que todo ser humano deve ser simbolicamente adotado, indicando que se faça o processo de adoção dos filhos, pais, irmãos, familiares e demais grupos sociais em diferentes lugares e situações.

Mara Regina Augusto é tecelã e psicóloga paulistana. Graduou-se em Psicologia pela PUC-SP em 1982, e pós-graduou-se em Psicologia Analítica, pela Universidade São Marcos, em 2007/2008. Atuou como psicóloga judiciária na Vara da Infância e Juventude do Foro Regional Jabaquara, São Paulo-SP, de 1985 a 2014, quando se aposentou da função, mas não do interesse pelo tema da adoção. Participa, como palestrante, de grupos de preparação para a adoção e, desde 2017, é voluntária no Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo (GAASP).