Releases

14/01/2019

Encontro de formação para pais e padrinhos de Batismo

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Encontro de formação para pais e padrinhos de Batismo
Autor (a): Pe. José Carlos Pereira
Coleção: Sacramento do Batismo
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 144
Área de interesse: Batismo

A obra Encontro de formação para pais e padrinhos de Batismo, escrita pelo Pe. José Carlos Pereira é um subsídio que tem como finalidade ser um guia prático de organização, implantação e realização de um curso de Batismo na paróquia, oferecendo às equipes pastorais um sólido e atualizado material pedagógico, a fim de contribuir para que pais, padrinhos e batizados alcancem o grande valor deste sacramento.

De acordo com Dom Amilton Manoel da Silva, CP, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba (PR), o autor oferece uma riqueza de dados, conteúdos e orientações, que ampliam a visão na compreensão do sacramento do Batismo. Trata-se de um material que contempla a inspiração catecumenal, acompanhamento em vista da iluminação da vida a partir da fé cristã; a mistagogia, favorecendo o encontro com a pessoa de Jesus Cristo e o comprometimento com as exigências do Reino e o querigma, proporcionando decisão e amadurecimento no itinerário formativo do cristão.

Com um conteúdo afinado com os documentos da Igreja e uma metodologia inovadora, esta obra poderá suprir uma lacuna que existe em muitas paróquias sobre a preparação para a iniciação à vida cristã. Escrito de modo criativo e didático, a obra facilita a organização e o desenvolvimento desses encontros, favorecendo momentos de reflexão, diálogo, partilha de experiências e oração.

Dividida em três módulos – “Encontro de formação para pais e padrinhos do Batismo”, “Esclarecimentos básicos sobre o Batismo” e “Preparação em domicílio” –, a obra busca auxiliar os discípulos missionários na preparação daqueles que levarão seus filhos e afilhados à pia batismal, como pede a Igreja do Brasil.

Os temas abordados no livro foram escolhidos com base naquilo que é essencial conhecer antes de assumir tal sacramento. São temas amplos, dos quais podem e devem se desdobrar outros temas, dando assim a possibilidade de ampliar a reflexão acerca do Batismo e de tudo o que ele envolve.

Pensada e disposta no decorrer da programação e desenvolvimento deste itinerário, a obra segue uma lógica formal que facilita a compreensão deste sacramento inserido numa realidade maior. O primeiro tema refletido é “o Batismo na Bíblia”; na sequência são discutidos os temas: “Igreja e o sacramento do batismo”, “o papel dos pais e dos padrinhos na vida da criança batizada” e “a cerimônia do Batismo propriamente dita”.

José Carlos Pereira é presbítero da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Pasionista), tem pós-doutorado em Antropologia Social, doutorado em Sociologia, mestrado em Ciência da Religião, bacharelado em Teologia e licenciatura plena em Filosofia.