Releases

02/01/2019

Domínio das cores

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Domínio das cores
Autor (a): Roberto Caldas
Acabamento: Brochura
Coleção: Aprendendo com a vida
Formato: 21 (larg) x 22 (alt)
Páginas: 36
Área de interesse: Educação

Livro infantil da PAULUS reflete sobre igualdades e diferenças

A obra Domínio das cores, do autor Roberto Caldas, é parte da coleção Aprendendo com a vida. O livro, voltado para o público infantil, aborda os temas de igualdades e diferenças, de autoridades e subordinados, de quem manda e quem obedece.

O enredo narra uma história ocorrida no universo das cores. O autor conta que havia um país onde mandavam só três cores: o vermelho, o azul e o branco. Todas muito poderosas, certinhas e ordeiras, até que um dia apareceram algumas cores novas: o amarelo, o verde, o marrom e o preto. Foi uma confusão.

Aquelas cores intrusas, na opinião das três cores dominantes, iriam tumultuar todo o ambiente, tirar a tranquilidade de tudo. Intolerantes, as três cores possessivas resolveram criar uma lei para proibir a permanência das outras cores estranhas em seu território. Porém, quando promulgada a lei muitos não quiseram se submeter à autoridade só dos vermelhos, dos azuis e dos brancos.

Assim, o sol amarelo, a terra marrom, a vegetação verde e todos os contornos pretos sentiram-se muito injustiçados e agredidos com o autoritarismo das 3 cores dominantes até então e se retiraram de cena. Sem a força e o contorno das outras, as 3 cores prepotentes perderam a força e também desapareceram, pois ninguém sobrevive sozinho.

O livro de Roberto Caldas ensina que uns precisam dos outros para sobreviver. Todos juntos, unidos e solidários, multiplicam-se e reforçam a união e o conjunto de tudo.

Segundo o autor, o universo precisa de todos. Pela PAULUS o livro Domínio das Cores foi o último trabalho de Roberto Caldas, que em sua vasta bibliografia viu várias de suas obras ganharem prêmios de destaque no cenário editorial, como os títulos: A menina das Borboletas; Viva a diferença; Luzinha Curiosa e Olho Mágico. Todos já foram premiados pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil).