Releases

01/10/2018

Dom Bosco, presente de Deus para as juventudes

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Título: Dom Bosco, presente de Deus para as juventudes
Autor: Padre Marcos Sandrini
Coleção: Cidadãos do reino
Acabamento: brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 320
Áreas de interesse: Hagiografia

“Pelos meus jovens eu vou até à temeridade” (Dom Bosco)

 Publicado pela PAULUS Editora, o livro intitulado Dom Bosco, presente de Deus para as juventudes, narra a história do santo que dedicou a sua vida à educação e evangelização de milhares de adolescentes e dos jovens e suas contribuições para a educação e inclusão do jovem.

De acordo com o autor Pe. Marcos Sandrini, SDB, o livro é um gesto de amor a Dom Bosco (1815-1888), o qual é sua maior referência humana. “Procuramos relatar a grande importância de Dom Bosco na história da Igreja e de milhões e milhões de pessoas que, durante mais de duzentos anos, conheceram seu sistema educativo, cuja base é o Sistema Preventivo, com insights formidáveis na missão educativo-pastoral junto às novas gerações”, conta o autor.

Dom Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, num pequeno povoado do norte do Piemonte, chamado Castelnuevo D’Asti. Após sua ordenação sacerdotal em 1845, radicou-se em Turim, onde desenvolveu seu trabalho educativo-pastoral. Decidiu dedicar sua vida à educação e à evangelização dos adolescentes e dos jovens. Para dar conta desse imenso trabalho, fundou a Congregação Salesiana, chamada de Sociedade de São Francisco de Sales. Na casa de Dom Bosco, adolescentes e jovens encontravam estudo e preparação para o trabalho. Seu Sistema Preventivo é uma arte de educar inigualável, tão significativo que gerou o único adolescente santo não mártir da Igreja Católica, São Domingos Sávio.

A obra tem o objetivo de inspirar as pessoas que trabalham com a juventude, dando-lhes novo ânimo para a caminhada. Ao longo dos 11 capítulos, o autor convida o leitor a conhecer de perto a história de Dom Bosco, seu caminho sacerdotal e sua paixão pelos jovens. Além disso, o leitor terá um contato com os princípios da educação, missão e espiritualidade da Família Salesiana.

Pe. Marcos Sandrini, Salesiano de Dom Bosco, é licenciado em Filosofia e Letras; bacharel em Teologia, pelo Instituto Teológico Pio XI (São Paulo); especialista em Aprendizagem Cooperativa e Novas Tecnologias em estilo salesiano, pela UCB; mestre em Teologia Pastoral, com orientação em Catequese pela Università Salesiana de Roma; doutor em Educação pela PUC/RS. Atualmente é coordenador de assuntos comunitários da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e do Instituto Salesiano de Proteção a Adolescentes.