Releases

10/06/2019

Dinâmicas para Evangelizar

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Dinâmicas para evangelizar: Propostas para animar encontros catequéticos
Autor (a): Mário Meireles / Ivani de Oliveira
Coleção: Catequese e Criatividade
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 72
Área de interesse: Catequese

Livro apresenta propostas para animar os encontros catequéticos

A obra Dinâmicas para evangelizar: Propostas para animar encontros catequéticos, dos autores Mario Meirelles e Ivani de Oliveira, reúne uma série de dinâmicas para ajudar na evangelização dos grupos, em especial na catequese.

De acordo com os organizadores, todos podem evangelizar. Todos que evangelizam são, por excelência, catequistas. Segundo eles, catequizar é levar a Palavra de Deus a todas as criaturas, e para isso não se pode medir esforços. Nesta perspectiva, o livro reúne trinta e oito dinâmicas interativas para facilitar a propagação da Palavra de Deus.

Segundo os autores, as dinâmicas servem para animar os encontros e ajudam na reflexão e aprofundamento do tema proposto. Além disso, esse recurso facilita a comunicação e a interação dos diversos grupos, catequizandos, catequistas e coordenadores.

Para os organizadores, toda a dinâmica gera uma ação e uma reação e abre possibilidades para grandes reflexões e, também é tida como uma excelente técnica para evangelizar. Mario Meirelles e Ivani de Oliveira enfatizam que, o próprio Jesus ensinou e deixou exemplos de como formar, ensinar e evangelizar o povo de Deus. Jesus antes de falar ao povo, tinha vários recursos, ele examinava o ambiente, olhava para as pessoas e se posicionava de acordo com a finalidade de cada pregação.

Outro ponto destacado no livro são os desafios do ser humano em trabalhar em equipe, ser flexível, se colocar à escuta do outro e fazer ser ouvido. Antes da partilha das dinâmicas, os autores dão dicas de trabalho em equipe e apresentam alguns modelos de uma boa coordenação.

Ivani de Oliveira é natural De São Paulo – SP. Jornalista, turismóloga e servidora pública de Osasco-SP. Teóloga leiga atua na diocese de Osasco como catequista, formadora na área de dinâmicas e faz parte da equipe de formação e coordenação litúrgica da diocese, como assessora do Instituto Diocesano de Pastoral Litúrgica e do Curso Teológico Pastoral Dom Francisco Manuel Vieira. Assessora formações em liturgia e catequese, e ministra oficinas de dinâmicas em diversas dioceses do Brasil.

Mario Meireles é natural da cidade de Osaco-SP. Alfabetizador e professor de matemática, atualmente cursa especialização em Bíblia na escola Superior de Teologia. Membro da diocese de Osasco e assessor da CEBI-S, faz parte da equipe de coordenação da Campanha da Fraternidade. Catequista, realiza cursos de formação de dinâmicas e Bíblia em diversas dioceses pelo Brasil. Além de adaptar a versão brasileira do Youcat: preparação para a crisma – catequista, publicou pela PAULUS como coautor, as seguintes obras: Catecriando, Nova etapa: a formação da fé com adolescentes, Gênesis 1-11: formação bíblica para a catequese e o livro Comunicat.