Deus nos lê pela sua Palavra – Lectio Divina para Quaresma e Páscoa | Paulus Editora

Releases

15/02/2022

Deus nos lê pela sua Palavra – Lectio Divina para Quaresma e Páscoa

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Título: Deus nos lê pela sua Palavra – Lectio Divina para Quaresma e Páscoa
Autor: Altierez dos Santos
Coleção:
Lectio
Acabamento:
Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 240
Área de interesse:
Liturgia

Obra oferece um itinerário de crescimento na fé, conhecimento interior e reforma íntima a partir da Palavra de Deus

Lançado pela PAULUS Editora, o livro “Deus nos lê pela sua palavra – Lectio Divina para Quaresma e Páscoa” busca ser um material auxiliar na oração pessoal durante o período quaresmal. Escrito por Altierez dos Santos, consultor de Catequese da PAULUS Editora e membro da Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat), a publicação é fruto das meditações partilhadas pelas redes sociais durante o período da pandemia, oferecendo um itinerário de crescimento na fé, conhecimento interior e reforma íntima a partir da Palavra de Deus.

Tendo como método principal a Lectio Divina, um antigo e precioso tesouro da Igreja, Altierez conduz o leitor ao percurso: encontrar o Senhor, conhecê-Lo e segui-Lo. De acordo com o autor, a Lectio Divina foi a piedade central da vida religiosa nas antigas ordens, mas com o passar do tempo perdeu espaço para outras práticas de piedade e, a partir do século XIX, voltou a ser incentivada e praticada.

A publicação afirma que foi o monge Guido (ou Guigo), no século II, que estruturou o método da Lectio Divina como conhecemos hoje, dividida em: leitura, meditação, oração e contemplação. É com base neste modelo que Altierez dos Santos propõe as reflexões nesta obra publicada pela PAULUS.

O livro “Deus nos lê pela sua palavra – Lectio Divina para Quaresma e Páscoa” está dividido em três partes e subdividido em 20 capítulos. Para cada dia, o autor sugere uma oração baseada em um texto bíblico, seguida de uma reflexão que auxilia o leitor a compreender a leitura bíblica e contextualizá-la em sua realidade. Os capítulos também oferecem sugestões de meditação e contemplação, além de pequenos compromissos que podem ser colocados em prática a partir da oração do dia.

Na introdução da obra, o autor explica que o livro deve servir mais como inspiração do que como forma e que as meditações propostas devem seguir dois critérios: ligar o texto bíblico com a vida e que a meditação ultrapasse a sensibilização, mas que ajude o orante a dar passos em sua evolução moral em direção a Deus. O idealizador conclui indicando a obra para oração pessoal e também para aqueles que queiram reproduzir o conteúdo em retiros espirituais ou momentos de oração em grupo.

Altierez dos Santos é doutor em Ciências da Religião, escritor, palestrante e professor universitário. É fundador da Rede Catequista em Missão e atua na preparação para catequistas e evangelizadores. É membro da Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat), vinculada à CNBB, e consultor de Catequese da Paulus. Escreveu, entre outras obras, “Amor e tempestade” (sobre catequese afetiva) e “Rotas de navegação” (sobre evangelização de adolescentes e jovens).