Releases

11/06/2019

Crescer em amizade: Uma chave de leitura para o Evangelho de Lucas

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Crescer em amizade – Uma chave de leitura para o Evangelho de Lucas
Autor (a): Carlos Mesters / Francisco Orofino
Coleção: Bíblia e o povo
Acabamento: Brochura
Formato: 15 (larg) x 22 (alt)
Páginas: 96
Área de interesse: Bíblica

O livro “Crescer em amizade: uma chave de leitura para o Evangelho de Lucas” escrito por Carlos Mesters e Francisco Orofino é o novo título da coleção Bíblia e o povo. A publicação tem como objetivo apresentar aos leitores, o terceiro Evangelho, isto é, o Evangelho de Lucas, cujo autor também escreveu os Atos dos Apóstolos.

A obra está dividida em seis partes. Na primeira, os autores apresentam a contextualização do Evangelho de Lucas, com informações sobre o evangelista, como por exemplo, quem era Lucas, sua trajetória junto aos cristãos, sua conversão, os motivos que o levaram a escrever o seu Evangelho e a forma como os escritos foram organizados.

Já a segunda parte, reflete sobre o conteúdo anunciado por Lucas. Para alinhar o raciocínio, os autores dividem as mensagens em seis blocos temáticos. Nestes, estão presentes o anúncio da pessoa de Jesus, desde o seu nascimento, a revelação de Jesus como o Messias, os homens e mulheres que foram sendo envolvidos na missão, chamados a ir à frente de Jesus para anunciar o Reino de Deus, as viagens de Jesus, sua última semana em Jerusalém e por fim, sua paixão, morte e ressureição.

A terceira parte da obra refere-se a personagens que só aparecem em Lucas, os autores resgatam a história de Zacarias, Isabel, o velho Simeão, Zaqueu, a viúva de Naim, a prostituta que beija os pés de Jesus, a profetisa Ana, dentre outros.

Na quarta e quinta partes do livro estão às parábolas e os acontecimentos que só aparecem no Evangelho de Lucas, tais como: a parábola do bom samaritano, a parábola do filho pródigo, a parábola do rico e do pobre Lázaro, a anunciação do anjo a Maria, a visitação de Maria a Isabel e a perda do Menino Jesus no Templo.

Por fim, na sexta da parte do livro, os autores convidam o leitor a meditar sobre o evento de Emaús, após a ressurreição, quando Lucas mostra como Jesus ensina a ler e a interpretar a Bíblia.

Frei Carlos Mesters, O. Carm é um frade carmelita holandês, missionário no Brasil desde 1949. Ordenado presbítero em 1957, é doutor em Teologia Bíblica e um dos principais exegetas bíblicos do método histórico-crítico no Brasil. Um dos fundadores do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos). Atualmente, vive em Unaí, Minas Gerais. Tem mais de dez livros publicados pela Paulus, entre eles Bíblia: Livro da Aliança (2017).

Francisco Orofino é biblista e educador popular. Assessora grupos populares e comunidades de base nos municípios da Baixada Fluminense. É autor de vários livros e leciona em Institutos de Teologia voltados para a formação de leigos. Fez Doutorado em Teologia Bíblica na PUC-Rio (2000). É professor de Teologia Bíblica no Instituto Paulo VI, na diocese de Nova Iguaçu-RJ.