Releases

15/08/2019

Contos folclóricos brasileiros

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Contos folclóricos brasileiros
Autor (a): Marco Haurélio
Ilustrações: Maurício Negro
Coleção: Lendas e Contos
Acabamento: Brochura
Formato: 17 (larg) x 24 (alt)
Páginas: 144
Áreas de interesse: História, Geografia, Língua Portuguesa e Arte.

Obra une cultura popular, folclore e Clássicos da Literatura Infantil  

Quem não se lembra daquelas histórias que nossos avós nos contavam nas tardes de domingo? Ou até mesmo nossos pais, quando insistíamos em não dormir? Essas histórias, presentes na nossa memória, estão em Contos folclóricos brasileiros, lançamento da PAULUS. Contados de forma a recuperarem a cultura do nosso país, os contos aguçam a imaginação e levam divertimento às crianças.

O livro reúne algumas narrativas já vistas na literatura, mas retratadas de forma diferente. O conto “Maria Borralheira”, por exemplo, é similar ao de Cinderela, porém com um toque de brasilidade: a começar pelo nome da protagonista, que em vez de Cinderela, é Maria. E quem não se lembra de “A Bela e a Fera”? No conto “Belisfronte”, os leitores irão identificar diversos elementos que remetem a esse clássico.

São mais de 30 contos acompanhados de uma mistura de figuras curiosas e tons marcantes; outras são mais simples, sombreadas, recursos que tornam a leitura ainda mais agradável e instigam a curiosidade das crianças. Além disso, a obra conta com notas sobre as versões, um resumo de todos os contos e um glossário, que explica algumas palavras curiosas, como “fato”, que significa “tirar as impurezas”, e “ligança”, cujo sentido se aproxima a “atenção”.

Para estabelecer contato ainda maior com o leitor, todos os contos são assinados com o nome de quem os contou. Segundo o autor, Marco Haurélio, a pesquisa para a realização da obra concretizou um sonho, pois quando criança ouvia de sua avó paterna os primeiros contos populares. Alguns inclusive fazem parte deste trabalho, confirmando que é possível a convivência da tradição com a modernidade. “Todos os contos desta antologia foram colhidos diretamente da fonte mais pura: a memória popular”, relata o autor.

Contos folclóricos brasileiros pertence à coleção Lendas e Contos e tem como objetivo preservar nossas tradições populares, que, na maioria das vezes, são raras na literatura infantojuvenil. O livro também desperta o interesse de pessoas de todas as idades. Para Marco Haurélio, a obra é para a “eternaidade” [sic].

Marco Haurélio nasceu em Ponta da Serra, município de Riacho de Santana, sertão da Bahia. Poeta e folclorista, é uma referência no Brasil na literatura de cordel. Recentemente, lançou pela PAULUS A lenda do saci-pererê em cordel.

Maurício Negro é natural de São Paulo, mas sempre viveu entre os municípios de Cotia e Itapevi. É conselheiro da Sociedade dos Ilustradores do Brasil e tem seu trabalho registrado em mais de cem livros de diversos autores. Recebeu menção honrosa editorial no XV Salão Internacional de Desenho para Imprensa e foi selecionado para os catálogos de Bolonha, Bratislava e Jalisco.