Confessar sem medo | Paulus Editora

Releases

22/07/2019

Confessar sem medo

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Confessar sem medo
Autor (a): Pe. José Roberto de Souza
Coleção: Catequese
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 48
Área de interesse: Catequese

Você tem medo de confessar-se? livro aponta dez passos para uma frutuosa confissão sacramental

A obra “Confessar sem medo”, publicada pela PAULUS Editora, de autoria do padre José Roberto de Souza, traz uma reflexão e oferece instruções para uma boa confissão. Segundo o autor, o objetivo é amenizar os possíveis medos dos cristãos em torno da reconciliação com Deus, por meio do sacramento.

Padre José recorda que o sacramento da confissão foi instituído pelo próprio Jesus, para que o homem não permanecesse no pecado, mas que tivesse a graça do perdão (Jo 20,21-23; 2COR 5,18).  Assim, a Igreja zela para que essa prática seja vivida por todos os fiéis. Segundo o padre, ouve-se muito que os fiéis ficam com medo de confessar-se ou não sabem bem como fazê-lo.

O livro está dividido em dez partes, com reflexões claras e objetivas sobre o tema. Padre José sugere dez passos para uma boa confissão sacramental: na primeira parte, o autor fala sobre o exame de consciência. Segundo padre José, um bom cristão católico busca se confessar com frequência, ou seja, sempre que está em pecado mortal ou pelo menos uma vez ao ano, conforme a orientação do Catecismo da Igreja Católica.

Para o autor, o exame de consciência deve ser a primeira preocupação do fiel. Além da abordagem inicial, o livro oferece, no final da publicação, uma proposta de exame de consciência apresentada na Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o chamado à santidade.

Em seguida, a obra medita sobre os temas do arrependimento, das orações preparatórias para antes da confissão e, orienta sobre a escolha dos sacerdotes preparados para acolher os penitentes que precisam da graça do perdão.

No livro, padre José orienta sobre a saudação e orações iniciais, passando pelo tema da acusação dos pecados, momento considerado central e essencial do sacramento, do aconselhamento realizado pelo sacerdote e a acolhida da penitência por parte do fiel.

Outro ponto é oração do ato de contrição, também apresentada aos leitores junto aos seus significados, muitas vezes desconhecidos por muitos, mas que segundo o autor, deve ser a expressão de arrependimento e desejo autêntico de perdão. Por fim, os temas da absolvição, orações de agradecimento e cumprimento da penitência estão presentes no livro.

O autor explica que a prática da confissão sacramental deve ser vista como uma experiência do amor de Deus, isto é, de um pai amoroso e misericordioso disposto sempre a perdoar. Para ele, ao contrário do que muitos imaginam, a confissão deve ser compreendida como celebração da alegria pela libertação dos pecados e da salvação e não como o lugar de julgamento.

Pe. José Roberto de Souza, natural de Natércia-MG, pertence ao clero da Diocese da Campanha. Foi pároco das Paróquias de Santa Maria de Baependi- MG, São Sebastião de Varginha-MG e São Raimundo Nonato de Curuá-PA. Assessorou o Conselho Diocesano das Ações Sociais (CODIAS). É especialista em Teologia Pastoral, pela PUC-Minas.