Releases

28/10/2019

Coleção Ensino Religioso

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Coleção Ensino Religioso
Autor (a): José Luiz Landeira
Acabamento: Brochura
Formato: 21 (larg) x 27.5 (alt)
Páginas: 156
Área de interesse: Educação

 

Livros da coleção Ensino Religioso oferecem formação para alunos do Ensino Médio

Sob a organização e autoria do professor José Luiz Landeira, a PAULUS Editora lança a Coleção Ensino Religioso. O projeto visa trabalhar o Ensino Religioso como componente curricular, com possibilidades interdisciplinares, pensando em preparar o aluno para o mundo do trabalho e a formação do professor para que ele participe ativamente no processo de formação dos alunos, como cidadãos responsáveis, articulados e reflexivos na sociedade.

De acordo com o autor, podemos entender o Ensino Religioso como um conjunto de conhecimentos que tomam a religiosidade do ser humano ao longo da história e dos diferentes contextos sociais da contemporaneidade. Assim, estuda e reflete sobre a relação do ser humano com o transcendente, com o mistério, com aquilo que ele considera Sagrado (ou não). Trata-se também de um componente curricular que complementa a formação do aluno e produz conhecimentos diversos e dinâmicos, com especial atenção para a fase do Ensino Médio, uma época complexa na formação do estudante que, se vê diante de novos desafios.

A coleção é composta por seis livros: Ensino Religioso – volumes 1, 2 e 3. Em todos os volumes, o livro do aluno e do professor. No primeiro volume, o conteúdo foi pensado para os estudantes que deixam o ensino fundamental para ingressar no ensino médio.  Assim, o livro trabalha a relação do eu, consigo mesmo e, do eu com o outro. São trabalhados temas como: alteridade, identidade, compreensão de si mesmo na sociedade. Segundo ao autor, são temas que criam uma interface com o sagrado e o mistério.

Já o segundo volume, reflete sobre o indivíduo como sujeito de sua história e, responsável na relação que estabelece consigo mesmo e com o outro. O volume traz as seguintes abordagens: símbolos, mitos, história da religião, livros sagrados e a relação do indivíduo com a mística.

Por fim, o terceiro volume fala sobre a importância da construção de um projeto de vida. A publicação traz a necessidade de projetar a si mesmo e as perspectivas da vida dentro da linha do tempo. O autor trabalha os seguintes tópicos: Meio ambiente, saúde, valores, dentre outros.

Segundo o professor Landeira, os conteúdos desta coleção consideram o cotidiano do jovem no mundo, com temas variados que, criam interfaces entre diferentes campos do saber: Artes, Literatura, Filosofia, Ciências Sociais, História, Teologia entre outros e dialogam de variados modos para que o estudante tenha uma percepção mais completa sobre um determinado tema.

Os livros da coleção são destinados ao aprendizado dos jovens do ensino médio, que em sua maioria se deparam com aspirações e provocações próprias do seu mundo. E também se destina para os educadores interessados em refletir e em ampliar seus horizontes, por meio de conhecimento e qualidade de informações.

Nesse caminho, como campo do conhecimento e parte do currículo escolar, o Ensino Religioso participa na formação do aluno tanto para o vestibular e o ENEM, como para a sua vida acadêmica. Segundo o professor José Luiz Landeira, a coleção lançada pela PAULUS prepara o estudante para ser eficiente diante desses desafios. Além disso, facilita à compreensão de professores e alunos. Os livros apresentam diversas seções como: projetos, informações, infográficos, quadros explicativos, sínteses, exercícios e diversas atividades para construir um saber atual e dinâmico que pensa o estudante muito além da sala de aula.

José Luiz Landeira é educador, com formação na área de Letras, pela Universidade de Coimbra (Portugal) e doutorado em Educação pela USP. Terminando o Pós-doutorado em Mídia, Literatura e Educação pela Universidade de Coimbra.