Catequista: Vocação, ministério e missão | Paulus Editora

Releases

28/06/2019

Catequista: Vocação, ministério e missão

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Catequista: Vocação, ministério e missão
Autor (a): Humberto Robson de Carvalho / Maria Aparecida Barboza /Cristiano Aparecido Rodrigues / Jair Marques de Araujo
Coleção: Bíblia do catequista
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 120
Área de interesse: Pastoral/Catequese

Quem é o catequista? Qual a importância do seu ministério para a vida da Igreja?

 A obra “Catequista: Vocação, ministério e missão” publicada pela PAULUS Editora e organizada pelos autores Humberto Robson de Carvalho, Maria Aparecida Barboza, Cristiano Aparecido Rodrigues e Jair Marques de Araujo, formadores e catequistas de grande caminhada, deseja ser um instrumento para que a comunidade ame e valorize o ministério do catequista. Além disso, a obra também serve de apoio para que, os próprios catequistas, reflitam sobre a grandeza de sua vocação, ministério e missão.

Para os organizadores, a catequese é parte fundamental da missão de toda a comunidade cristã. Ela inicia o cristão na vida comunitária eclesial, lugar onde irá viver e aprofundar a sua adesão de fé por meio de um processo de iniciação na vida da Igreja.

O livro enfoca as principais características do catequista e a origem de seu ministério. Os organizadores convidam o leitor a refletir sobre os aspectos da vocação, do seu ministério e da sua missão na Igreja e no mundo. Para os autores, os catequistas são os ministros de Cristo e de sua Palavra. Conforme anunciou o Papa Bento XVI, a catequese é um grande meio para introduzir o povo de Deus no mistério de Cristo.

O livro está dividido em três capítulos. No primeiro, os autores abordam tópicos sobre a história da Igreja, em especial da catequese, a atuação dos catequistas e como se dava catequese nos dois milênios de sua história. De modo especial, o conteúdo destaca de maneira mais expressiva o período após o Concílio Vaticano II, que segundo eles, deu à Igreja um novo dinamismo na questão ministerial.

O segundo capítulo, apresenta de maneira geral o que são os ministérios na Igreja, sua origem, seu ideal cristão e as diferenciações entre ministérios ordenados e não ordenados. O leitor irá compreender o ministério como um serviço de amor e gratuidade ao reino de Deus.

Por fim, na última parte, os organizadores descrevem a vocação e o ministério dos catequistas e as suas características próprias no âmbito da missão da Igreja. No volume, o ministério catequético é apresentado como um serviço reconhecido e instituído pela Igreja como missão e ação de grande importância para a evangelização.

Humberto Robson de Carvalho, pertence ao clero diocesano da Arquidiocese de São Paulo (pároco da paróquia Nossa Senhora dos Prazeres – Região Episcopal Santana). É mestre em Educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia, e coordenador dos cursos de pós-graduação em Catequese e Espiritualidade no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL, Campus Pio XI). Dentre outras atividades.

Cristiano Aparecido Rodrigues é leigo engajado no trabalho catequético como catequista, animador e coordenador. Graduado em Filosofia e Teologia. Atualmente trabalha na Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).

 Maria Aparecida Barboza é consagrada religiosa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Mestra em Teologia Bíblica, especialista em Pedagogia Catequética e graduada em Teologia. É professora de Sagrada Escritura nos cursos de pós-graduação em Pedagogia Catequética da PUC- Goiás, Faculdade Santa Catarina ( FACASC) e Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Entre outras atividades, presta assessoria para sobre a Animação Bíblica e Pastoral e Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese de Porto Alegre.

 Jair Rodrigues de Araujo é sacerdote salesiano, graduado em Filosofia e Teologia, mestre em Educação e vigário paroquial, acompanha as comunidades rurais da Região do Pantanal  Sul Mato-grossense.