Releases

19/12/2019

Catequese com adultos e catecumenato – História e proposta

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Catequese com adultos e catecumenato – História e proposta
Autor (a): Irmão Nery, fsc
Acabamento: Brochura
Coleção: Biblioteca do Catequista
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 360
Área de interesse: Catequese

Obra aborda a importância do catecumenato para a vida da Igreja e resgata o significado de catequese, catequista e catecúmeno no Novo Testamento

A PAULUS Editora lança a obra “Catequese com adultos e catecumenato: História e proposta”, escrita por Irmão Nery, fsc. O volume deseja ser um material de apoio para a pastoral catequética, em especial, a catequese com os adultos no processo de Iniciação à Vida Cristã.

Neste caminho, a publicação traz aos leitores os elementos básicos do catecumenato ao longo da história do cristianismo, como uma das iniciativas mais ricas da Igreja, sobretudo nos séculos III e V. Para o autor, este período do processo evangelizador e catequético da Igreja é, e continuará sendo uma referência-chave para a renovação da catequese, no que se refere à catequese com adultos.

Em Catequese com adultos e catecumenato: História e proposta, o autor fala sobre o desaparecimento do catecumenato que, ao longo da história foi substituído pelo catecismo. Segundo o autor, a retomada do catecumenato, com as devidas adaptações, constitui uma importante mediação para impulsionar a maturidade de todos os fiéis na fé. Além disso, o conteúdo retoma o significado da catequese, catequista e catecúmeno, com o intuito de estimular a pesquisa, a reflexão e as experiências da pastoral catequética.

O livro está dividido em 26 capítulos, que auxiliam os catequistas e agentes pastorais na caminhada de Igreja, estimulada constantemente para a sua renovação pelo próprio Papa Francisco que, por sua vez, apresenta como referência as primeiras comunidades cristãs, expostas nos Atos dos Apóstolos e na carta dos apóstolos.

Entre os assuntos trabalhados na publicação, estão os seguintes temas: Catequese com adultos; uma urgência; Afinal o que é mesmo catequese; Catequese e catequistas; Quanto aos que desejam ser cristãos; O surgimento do catecumenato; Evolução do catecumenato no começo do cristianismo; A organização e consolidação do catecumenato; Itinerário Catecumenal e vida consagrada; Os catecismos na colonização da América Latina; Catequese de adultos e catecumenato no século XX; O Concílio Vaticano II e a renovação da catequese e o clamor dos adultos, entre outras abordagens.

Com esse viés, o trabalho de Irmão Nery, oferece à Igreja no Brasil, diversos argumentos e motivações para o que, o autor chama de restabelecimento do catecumenato, conforme a solicitação do Concílio Vaticano II, que observa no catecumenato um itinerário privilegiado para a formação dos discípulos missionários de Jesus Cristo e para a renovação dos fiéis que já participam de momentos eclesiais, mas lidam com a necessidade de renovação constante.

Irmão Israel José Nery, fds, é natural de Machado – MG, formado em filosofia e Teologia pela Universidade Lateranense, em Roma, com especialização em Catequética. Pertence à Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (lassalistas). É Doutor Honoris Causa pelo Unilasale – RJ. Tem 76 livros publicados. Foi assessor nacional da CNBB para a catequese e para a Campanha da Fraternidade (1983-1987) e, também, para a Educação (1997-1999). Integrou, como vice-presidente, a diretoria da Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR) e da CRB do Brasil, tendo sido provincial lassalista de 1988 a 1993, e provincial-auxiliar lassalista no Chile (2012-2014). Entre outras atividades, é escritor, assessor e conferencista.