Carlo Acutis – Um santo jovem | Paulus Editora

Releases

23/06/2023

Carlo Acutis – Um santo jovem

Por Imprensa

carlo acutis um santo jovem

Ficha Técnica
Título: Carlo Acutis – Um Santo Jovem
Autores: Camille W. de Prévaux / Fabrizio Russo
Coleção: Percursos
Acabamento: Brochura
Dimensões (AXC): 31,30 x 23,50
Páginas: 48
Área de interesse: Hagiografia

Livro em quadrinhos conta a história do Bem-aventurado Carlo Acutis – o ciberapóstolo da Eucaristia

A PAULUS Editora lança a obra em quadrinhos “Carlo Acutis – um santo jovem”, escrito por Camille W. de Prévaux, com tradução de Tiago Risi Leme, ilustrações e cores por  Fabrizio Russo e Roberta Pusceddu. 

Escrita em linguagem jovem e ricamente ilustrada, a obra que integra a coleção “Percursos” traz a história de Carlo Acutis em quadrinhos com os principais acontecimentos da vida do jovem de Deus, da infância à adolescência.

No início do enredo, a ilustração traz o cenário com o acontecimento histórico da transladação das relíquias de Carlo Acutis ao santuário do Despojamento, ocorrido em 6 de abril de 2018, na cidade de Assis, Itália. Diante de uma fila com inúmeras pessoas que acompanham o translado de Acutis, um garoto pergunta à sua mãe o motivo de tanta gente reunida. Logo, a mãe responde ao filho que aquela procissão, com o clero e muitas pessoas reunidas, era em virtude de Carlo Acutis. Assim, a história faz uma viagem ao tempo, retornando ao ano 2000, quando o jovem santo andava pelas ruas de sua cidade.

De acordo com a obra, Carlo era um jovem atento às pessoas que estavam ao seu redor: alguém “capaz de derrubar muros”, como afirma o personagem Asra. Esta narração revela os caminhos do menino Acutis no seu cotidiano, passos e atitudes humildes que o elevaram aos altares em 2020, com sua beatificação. Conforme a história, Carlo era alguém que observava e olhava no rosto das pessoas, para ele, as barreiras entre culturas e as condições sociais não existiam, mesmo pertencendo a uma família nobre.

Para dar início a esta história de santidade, o livro traz o prefácio escrito por Antonia Acutis, mãe de Carlo Acutis, que define seu filho como um menino que “soube aceitar o convite feito por São João Paulo II, por ocasião de sua eleição como Papa, de ‘abrir as portas a Cristo e não ter medo’”.

Conforme relata Antonia, ao ler este livro, o leitor encontrará um exemplo a ser seguido mais fácil do que se possa imaginar. “’Carlo dizia que, quando permitimos que Deus entre em nossa vida, ela é transfigurada e divinizada. Muitos pensam que a santidade é um privilégio de poucos, quando, na verdade, dentro do plano de Deus, todos nós somos chamados a nos tornarmos santos: fomos criados à imagem de Deus. Carlo afirmava que todo mundo nasce “como original”, mas muitos morrem “como fotocópias”. Para ele, morrer como “fotocópia” significava não realizar esse projeto único e “irrepetível” que, desde a eternidade, Deus previu para cada um de nós’”, afirma Antonia.

Carlo Acutis nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 3 de maio de 1991, dia marcado pela festa da Santa Cruz. Nasceu de uma família de formação cristã católica, era muito comunicativo e acolhedor e sempre se envolvia com os movimentos sociais e religiosos do colégio; era também cuidadoso com os seus amigos e com os mais necessitados. Foi um jovem apaixonado pela Eucaristia e utilizava dos meios digitais para divulgar os milagres eucarísticos ocorridos ao redor do mundo. Segundo sua biografia, ele registrou cerca de 136 milagres eucarísticos que ocorreram ao longo dos séculos em vários países do mundo e que foram reconhecidos pela Igreja Católica. Vítima de uma leucemia, faleceu aos 15 anos de idade, no dia 12 de outubro de 2006.

Foi beatificado em 10 de outubro de 2020 na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, por Dom Agostino Cardeal Vallini. O livro “Carlo Acutis – um santo jovem” é uma publicação que inspira o público de todas as idades e convida a entender a santidade como uma busca pessoal e possível a todos os cristãos.

Camille W. de Prévaux é roteirista Franco-polonesa, autora, roteirista e diplomada em Ciências da Arte, ensinou na Escola Superior de Criação Multimídia de Paris. Realizou o roteiro do romance gráfico sobre o padre Jacques, Au revoir les enfants (Le Rocher 2019), e da história em quadrinhos Thérèse d’Avila, l’aventure intérieure (Le Triomphe, 2015).

Fabrizio Russo, ilustrador, é italiano e nasceu em 14 de agosto de 1970. Especializou-se em ilustração pela Escola de Arte de Castello Sforzesco. Frequentou a Scuola del Fumeto (escola de história em quadrinhos) de Milão, tendo sido aluno de Enea Riboldi. Trabalhou como ilustrador para Sergio Bonelli Editore. Em 2003, integrou a equipe de ilustradores de Dampyr, tendo ilustrado 22 histórias. Em 2020, passou a colaborar com a editora francesa Clair de Lune, para a qual ilustrou uma minissérie em dois volumes, intitulada Rapa Nui, e um álbum de faroeste intitulado Death Walley. Em 2013, integrou a equipe de Zagor, ilustrando duas histórias para a série regular, uma edição especial e uma colorida. Em 2017, ilustrou três novelas de Tex Miller.

Roberta Pusceddu, colorista, é diplomada pela Academia Internacional de Artes Gráficas de Roma.