Releases

19/09/2011

Auxiliar os catequizandos a compreender o que é a Igreja e como viver em comunidade é a proposta de novo livro da PAULUS

Por adm

Indicar a um amigo:





Título: Somos Igreja – Encontro com crianças de 8 a 11 anos
Autores: Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo
Coleção: Catequese Permanente
Acabamento: Costurado
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 264
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

A catequese não é mera preparação para os sacramentos, mas aprendizagem contínua e permanente para um aprofundamento sólido na fé. Essa é a proposta da coleção Catequese Permanente, composta de três fases – pré-evangelização, evangelização fundamental e catequese com adolescentes – com vários módulos ou volumes, todos escritos por padre Orione Silva e Solange Maria do Carmo.

Depois de Deus é amor, Jesus, nosso Salvador e O Espírito Santo nos sustenta, chega às livrarias Somos Igreja – Encontro com crianças de 8 a 11 anos, quarto e último módulo da fase chamada de “evangelização fundamental”. “Evangelização, porque tem como objetivo apresentar para os catequizandos a boa-nova de Jesus, a mensagem cativante e motivadora da fé. Fundamental, porque tem como objetivo construir os alicerces da vida cristã, em um processo de iniciação que leve o catequizando a mergulhar nos mistérios de Deus”, explicam os autores.

No módulo 1, padre Orione e Solange apresentam a grandeza de Deus, em seu amor pela humanidade e, ao mesmo tempo, a fraqueza humana, a qual leva as pessoas a precisar ainda mais de sua bondade. No volume 2, os autores falam sobre a vida de Jesus e sua pregação, além de convidarem os catequizandos a fazer a sua opção de fé e a aceitar o desafio de seguir o Senhor. Já o módulo 3 foca no discipulado de Jesus, período em que realmente experimentamos a Sua presença viva e somos sustentados pela força do Espírito Santo.

“Agora, no módulo 4, vamos perceber que, no seguimento de Cristo, não caminhamos sozinhos. Somos Igreja! A fé cristã só pode ser pensada no âmbito da comunidade e nunca na solidão, ainda que ela seja uma decisão pessoal e intransferível de cada um (…). Nós nos tornamos, pela fé, membros de uma família, irmãos em uma comunidade. Assim unidos, encontramos ainda mais força para perseverar na fé”, afirmam padre Orione e Solange, na introdução.

Os catequizandos também compreenderão melhor, a partir desta fase, como nasceu a Igreja católica, quais são as suas características, seus sacramentos, sua doutrina etc. Entre os diversos assuntos propostos pelo livro para ser trabalhados em encontros e retiros, estão a escolha dos doze apóstolos e o compromisso deles, como surgiram as primeiras comunidades, o jeito de os católicos lerem a Bíblia e o sentido da veneração aos santos e a Maria.

Os autores sugerem ainda, ao final ou durante essa etapa, realizar a primeira Confissão e, em seguida, a primeira Comunhão, além de darem dicas de organização de retiros para os catequizandos se prepararem para este momento. “Especialmente durante este módulo, sugerimos aos catequistas que incentivem os catequizandos a perseverar na fé. Mostrem a eles que a nossa formação nunca acaba. Isso ajuda a quebrar aquela visão, muito cristalizada entre nós, de que a primeira Comunhão é o fim de um processo, como a formatura no final de um curso”, alertam.

Somos Igreja – Encontro com crianças de 8 a 11 anos, a exemplo de todos os outros títulos da coleção, vem acompanhado de um CD com cantos relacionados aos temas tratados, colaborando para a dinamização e alegria dos encontros.

Solange Maria do Carmo é atualmente professora de Teologia no Instituto Dom João Resende Costa, da PUC-Minas; no ISTA – Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte, e no Instituto São José, da Arquidiocese de Mariana. Licenciou-se em Filosofia pela PUC-Minas, graduou-se em Teologia pela FAJE – Faculdade dos Jesuítas, em Belo Horizonte, onde também concluiu seu mestrado na área de Bíblia e está fazendo doutorado em Catequese.

Orione Silva é sacerdote da Arquidiocese de Mariana-MG, tendo exercido seu ministério em Viçosa, Paracatu e Abre-Campo. Atualmente, é pároco de Catas Altas da Noruega-MG. Ambos atuam em parceria desde 1991, especialmente na área da catequese, com o intuito de oferecer às paróquias material e metodologia para organizar uma catequese que seja, de fato, permanente.