Atos Apócrifos de Pedro | Paulus Editora

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22/02/2019

Atos Apócrifos de Pedro

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Atos Apócrifos de Pedro
Tradutor: Valtair Afonso Miranda
Acabamento: Brochura
Coleção: Apocrypha
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 96
Área de interesse: Ato dos apóstolos

Traduzido por Valtair Afonso Miranda, o livro Atos Apócrifos de Pedro é entendida pelos estudiosos como uma obra restaurada. Devido à falta dos documentos originais, pesquisadores reconstruíram textos antigos por meio de versões ou fragmentos que sobreviveram em contextos literários diferentes, em traduções, ou em resumos dos Pais da Igreja.

Os Atos do Apóstolo Pedro, desde que surgiu, tornou-se uma obra de grande valor entre as comunidades cristãs da Antiguidade, principalmente durante o período anterior a consolidação do cânon bíblico cristão, no final do século IV. Ao longo da história da Igreja os Atos Apócrifos de Pedro foram declarados heréticos e foram abandonados pelas comunidades.

A presente edição crítica traduzida para o português foi feita pelos estudiosos, Antonio Piñero, professor de Filosofia Grega na Universidade Complutense de Madri, e Gonzalo Del Cerro, professor de Filosofia Clássica e Sagrada Escritura na Universidade de Málaga.

Os autores reconstruíram os Atos Apócrifos de Pedro a partir de diversos elementos. Foram utilizados fragmentos coptas que narram um incidente entre a filha de Pedro e o jovem rico Ptolomeu; Um comentário breve de Pedro diante da morte de um jovem; O martírio de Pedro, encontrado em pelo menos dois antigos manuscritos gregos, além de diversas outras versões e traduções.

A leitura do texto indica ao leitor que o livro não pretende ser um tratado doutrinário, e sim uma novela cristã com fins de edificação. O autor apresenta o desenvolvimento das comunidades em funções das conversões, o encantamento com o mundo do milagre, o humor curioso de situações inusitadas como a ressureição de um peixe defumado ou o cachorro que anda em duas patas e proclama o Reino de Deus. Ou seja, a obra quer menos ensinar, e mais entreter e edificar seus leitores e ouvintes.