Releases

03/07/2019

As histórias e os lugares

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: As histórias e os lugares
Autor (a): Elias José
Ilustrações: Jairo Rodrigues
Coleção: Ler Brincando
Acabamento: Grampeado
Formato: 20 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 32
Área de interesse: Literatura Infantil

Livro infantil propõe uma viagem por diversas regiões do Brasil

Em linguagem poética, com leveza, rimas simples e bom humor, a obra “As histórias e os lugares”, escrita pelo autor Elias José e publicada pela PAULUS Editora, convida o leitor a percorrer as diversas regiões do Brasil e a olhar para a realidade de sua própria cidade.

No livro, da Coleção Ler Brincando com ilustrações de Jairo Rodrigues, por meio de um viajante muito curioso, o autor Elias José faz referências a diferentes lugares do Brasil e revela alguns dos costumes e características de cada um desses lugares, isto é, as lendas, danças, músicas e diversas particularidades dessas regiões.

Entre os locais escolhidos estão às regiões do Mato Grosso, Recife, João Pessoa, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Salvador, Vitória, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Maceió, Porto Alegre, Florianópolis e Maranhão.

O autor Elias José, de uma maneira divertida, apresenta as realidades de vida no interior e nas grandes metrópoles. O livro “As histórias e os lugares” oferece uma história capaz de tornar o ensino significativo e prazeroso.

Com a leitura da publicação, é possível conhecer o contexto geográfico, e sociocultural do Brasil. Outro ponto em destaque está nas Ilustrações que, também facilitam a leitura e compreensão da proposta do autor.

Nesta perspectiva, o autor convida o leitor a refletir, debater e se conscientizar sobre riqueza do Brasil. Além disso, de assumir uma atitude crítica, consciente e de respeito com relação à pluralidade cultural do povo brasileiro e, o gosto pela leitura.

Elias José nasceu em Santa Cruz da Prata – MG, e viveu a maior parte de sua vida em Guaxupé – MG. Especialista em literatura foi professor de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura, tendo atuado também como Vice-Diretor, Diretor (escolhido por concurso e eleição), Coordenador do Departamento de Letras e professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Escola Estadual “Dr. Benedito Leite Ribeiro”. Iniciou sua carreira como escritor com obras para adultos; a primeira foi A mal-amada, em 1970. Depois publicou O tempo e Camila, minicontos, sendo que este último ganhou o Prêmio jabuti, como Melhor Livro de Contos. Mas a maior parte de sua obra se concentra na área de literatura para crianças e jovens, na qual publicou mais de 100 livros em prosa, poesia e teóricos. O autor faleceu em 2 de agosto de 2008, aos 72 anos.