Ficha técnica
Título: Análise junguiana de crianças
Autor: Audrey Punnett (org)
Coleção: Amor e Psique
Acabamento: Brochura
Dimensões (AXC): 20,00 X 13,00
Páginas: 344
Área de interesse: Psicologia
Um livro analítico da psicologia junguiana sobre o mundo interno e relacional das crianças
A PAULUS Editora apresenta a obra “Análise junguiana de crianças”, novo título da consagrada coleção “Amor e Psique”, organizado por Audrey Punnett com tradução de Alex Rocha e Denise Mathias. Esta publicação traz um trabalho coletivo que reúne textos de dez grandes pesquisadores e especialistas junguianos, autores certificados e afiliados ao Instituto C. G. Jung de São Francisco nos Estados Unidos, sobre a análise de crianças, seu mundo interno e relacional, e os diferentes caminhos terapêuticos para tentar alcançá-las e ajudá-las em diferentes situações da vida.
Segundo o organizador, o livro discute e ilustra, de forma muito prática, como usar uma atitude analítica e trabalhar com o simbólico, incluindo ilustrações de terapia lúdica analítica, análise de sonhos, sandplay (método terapêutico não verbal, conhecido no Brasil como jogo de areia, baseado nos conceitos psicológicos de Carl Gustav Jung, fundador da psicologia analítica), e o trabalho com pais e familiares da criança.
Para estudar a proposta junguiana em relação às crianças, a obra está dividida em 8 capítulos com temáticas que analisam comportamentos, perfis e faixas etárias das crianças em diferentes situações. Entre os assuntos e figuras tratados na obra estão: “Bandeja de sandplay – menino de 8 anos”, “Bandeja de sandplay – menino de 11 anos”, “Unidade mãe-filho: um desenvolvimento mais aprofundado do vínculo arquetípico entre mãe e filho”, “Imersão no banho”, “As mãos de Claire”, “Zodíaco chinês com quatro elementos”, “Terra e espaço”, “Universo Flammarian”, “O buraco negro”, “Contas vermelhas descobertas: a circulação do sangue”, “Diferenças básicas entre Freud e Jung na interpretação dos sonhos”, “Uma sala dividida e uma psique dividida”. “Não entre!” e “O rei na sauna”.
No prefácio do livro, a analista junguiana Wanda Grosso recorda ao público que a trajetória teleológica da infância para a vida adulta profetiza uma continuidade do senso de si mesmo. “Nós ainda somos a criança que fomos de uma forma pessoal e arquetípica. É da base da infância que desenvolvemos e temos perspectiva da vida humana, sejamos crianças ou adultos”, afirma Wanda.
Segundo ela, em todo adulto espreita uma criança – uma eterna criança, algo que está sempre se tornando, nunca está completo, e demanda aumento de cuidados, atenção e educação. Wanda explica que a construção da fase adulta ligada aos sentimentos, escolhas e acontecimentos diários, estão inteiramente ligados ao processo formado durante a infância. “A parte infantil/criança da personalidade é preciosa, e nós contamos com esses inícios primitivos para manter vitalidade, curiosidade e esperança. De fato, a capacidade de resiliência ou a capacidade de lidar com adversidades que possibilitem a reparação vem das experiências precoces”, relata.
Nesta perspectiva, a obra “Análise junguiana de crianças” auxilia nesse processo de análise que busca compreender o universo das crianças com respostas também para os adultos de hoje. Este livro é dedicado a todos que desejam inteirar-se sobre o assunto e, de modo especial, aqueles que trabalham com crianças e adolescentes e também com o paciente adulto.
Vale ressaltar que o presente livro é resultado do trabalho de pesquisa dos analistas de crianças junguianos, cuja ponte sobre o tema começou alguns anos atrás com o International Workshop of Analytical Psychology in Childhood and Adolescence, sendo, portanto, um importante trabalho em relação à infância e à adolescência na comunidade junguiana. Neste livro estão os artigos dos analistas junguianos Margo Leahy, Liza Ravitz, Lauren Cunningham, Brian Feldman, Patricia Speier, Maria Ellen Chiaia, Susan Williams, Robert Tyminski e Steve Zemmelman.
Audrey Punnett, PhD, é psicóloga licenciada, graduada como analista infantil, de adolescentes e de adultos, certificada pelo C. G. Jung Institute, Zurich, e membro do C. G. Jung Institute, São Francisco, e da International Association for Analytical Psychology (IAAP).