Releases

11/10/2018

Ana e o Mundo do Avesso

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Ana e o Mundo do Avesso
Autor (a): Mônica Guttmann
Ilustrações: Bill Borges
Acabamento: Brochura
Coleção: Arteletra
Formato: 21 (larg) x 27.5 (alt)
Páginas: 32
Área de interesse: Família, infantojuvenil

Ana é uma menina esperta e sensível, que tenta descobrir qual é seu lugar no mundo. Para isso ela viaja até o Mundo do Avesso em busca de respostas que nem sempre são fáceis de ser achadas, mas essenciais para que se encontre a verdadeira felicidade.

“No mundo do avesso, as pessoas andavam mais calmas, cuidavam umas das outras e respeitavam a todos. As diferenças eram aceitas, e as pessoas se comunicavam sem medo”. 

Ana e o Mundo do Avesso é uma leitura indicada para crianças, a partir dos 9 anos, e adultos. A autora, psicóloga, arteterapeuta e educadora Mônica Guttmann fala sobre o medo e solidão que a pequena Ana sente com a chegada do irmão. Diante desses sentimentos ela busca refúgio no mundo da imaginação – o Mundo do Avesso. É nele que ela se sente segura e feliz!
“Medo e solidão não fazia parte desse mundo. Ana se dava conta de que medo e a solidão acontecem quando a imaginação está apertada, sem luz e sem espaço para ser livre. No Mundo do Avesso de Ana, a imaginação era livre e ela se sentia protegida e feliz”.

Por meio da leitura, a autora mostra a importância da presença dos pais na vida das crianças. Nesta história, a vida de Ana muda quando os pais adentram em seu mundo do avesso. A partir de então, ela não se sente mais comparada com ninguém, o medo e a solidão dão espaço para a segurança e o amor. “Seus pais aprenderam a escutar e conversar sobre seus sentimentos e emoções, e o medo e a solidão que a acompanharam durante tanto tempo desapareceram”.

De acordo com Mônica, a personagem Ana representa o lado mais autêntico e sensível de todos: adultos e crianças. “Ana representa nosso lado ingenuamente saudável e autêntico, que crianças e adolescentes lutam tanto para preservar e na maioria das vezes não conseguem. Representa crianças e adolescentes dentro e fora de nós que não desistem de ter a liberdade de ser quem são e transformar apenas aquilo que necessita ser transformado”, conclui.

Mônica Guttmann. Psicóloga, arteterapeuta, educadora e escritora. Professora do curso de formação em arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae (SP), da Associação Palas Athena (SP), e professora convidada em universidades, instituições e espaços culturais no Brasil e no exterior. Oferece assessoria e supervisão para profissionais e instituições de saúde e educação, assim como palestras e cursos sobre arteterapia, educação e psicologia, no Brasil e no exterior. Autora de diversos livros voltados para adultos e crianças.