Releases

03/10/2019

Amigos da Família

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Amigos da Família
Autor (a): Dom Orlando Brandes
Coleção: Pastoral e Comunidade
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 216
Área de interesse: Pastoral

Obra de Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, reflete sobre a importância da instituição familiar e aponta caminhos para superar as crises atuais.

“A família está a serviço da vida, da educação e da convivência social”. Dom Brandes

 Escrito por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, a obra Amigos da Família, publicada pela PAULUS Editora, traz uma reflexão sobre a importância da família observada como dom de Deus. A publicação tem por finalidade ajudar a família a caminhar e a encontrar-se com a misericórdia de Deus em meio aos desafios atuais.

De acordo com o autor, o homem é um ser social e, por isso mesmo, um ser familiar e precisa dos outros para existir, crescer e sobreviver. Segundo Dom Orlando, a vida humana se caracteriza pela interdependência das pessoas e instituições.

Neste caminho, a primeira instituição que a pessoa encontra é a convivência no seio familiar. Assim, em comunhão com o desejo da Igreja, conforme a orientação do documento do Papa Francisco “Amoris Laetitia” e, em acordo com os planos de Deus para a família, o autor apresenta no livro uma coleção de ricos pensamentos, reflexões e crônicas, inspiradas em seu trabalho pastoral que irão auxiliar o leitor a perceber a riqueza da família.

O livro está dividido em seis capítulos, cujos temas falam diretamente para cada membro da família e, em assuntos pertinentes ao cotidiano do grupo familiar. Entre eles, estão as seguintes abordagens: Teologia e pastoral – a família nas Sagradas Escrituras, a família de Jesus, os quatro pilares da família, funções da família, a família hoje, os dez mandamentos para a paz na família.

Outros pontos trabalhados por Dom Orlando Brandes, são os temas da dimensão ética na vida da família. O autor enfatiza que a família é a esperança da sociedade, assim, o religioso reflete junto aos leitores, sobre as principais crises familiares e como vencê-las em meio aos desafios atuais e, também a respeito da importância do diálogo e o rosto da família do terceiro milênio.

Em Amigos da Família, ainda é possível compreender as fases diversas que  todas as famílias estão sujeitas,  como por exemplo:  a fase do namoro,  a parte do cuidado com as crianças e jovens, o papel de cada membro do grupo em várias questões.

No livro da coleção Pastoral de Comunidade, Dom Orlando também fala sobre a missão dos pais, sobre fidelidade, casamento consciente, convivência familiar, divórcio emocional, pais lideres, dentre outros temas pertinentes e, em favor do cuidado com a família.

Dom Orlando Brandes nasceu em 13 de abril de 1976.  Natural de Urubici –SC, é filho de Gregório Brandt e Hilda Morais Brandt ( falecidos). Tem seis irmãos. Após o curso primário, ingressou no Seminário São João Maria Vianney, de Lages – SC. Em 1968, concluiu Filosofia na Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. Fez seus estudos teológicos na Universidade Gregoriana e na Academia Afonsiana em (Roma), especializando em Teologia Moral em 1973. Recebeu a ordenação sacerdotal em Francisco Beltrão – PR, em 6 de julho de 1974. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, em 1994, o 3º bispo diocesano de Joinville-SC, escolhendo como lema: “Somos Operários de Deus” (1Cor 3,9). Em 2006, o Papa Bento XVI nomeou-o arcebispo de Londrina. Em 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco o quinto arcebispo da arquidiocese de Aparecida, tomando posse no dia 21 de janeiro de 2017.