Releases

08/03/2019

Agostinho através dos tempos – uma enciclopédia

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha técnica
Título: Agostinho através dos tempos – uma enciclopédia
Org.: Allan D. Fitzgerald
Coleção: Filosofia medieval
Acabamento: brochura
Formato: 16 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 1000
Área de interesse: Filosofia

No livro há artigos acerca da vida de Agostinho, de seu pensamento, de suas obras e de sua influência.

Deus é, com efeito, beleza de toda beleza, pai do bem e do belo, de quem provém tudo o que é bom e belo.

Agostinho através dos tempos – uma enciclopédia tem o objetivo de tornar o pensamento de Agostinho e a literatura a seu respeito mais acessíveis a leitores com diversos interesses e formações. A obra reúne o trabalho de cerca de mais de 150 especialistas, cujos âmbitos acadêmicos incluem estudos clássicos, história, filosofia, ciências políticas e teologia.

O organizador, Allan D. Fitzgerald idealizou e editou o livro num período de sete anos e em duas etapas. Inicialmente, compilou uma relação de verbetes em potencial e, em uma segunda fase, discutiu-a e adaptou-a com a colaboração de quatro coeditores: John Cavadini (especialista em patrística e teologia), Marianne Djuth (em filosofia), James J. O’Donnell (em estudos clássicos) e Frederick Van Fleteren (em filosofia). Desse diálogo, obteve-se essa obra com profundas informações sobre Agostinho. Essa fecunda colaboração entre estudiosos de vários campos de competência testemunha a influência de Agostinho através dos séculos, desde seu tempo, e o valor atribuído a seu pensamento.

Lançado no ano de 1999, Agostinho através dos tempos foi traduzido do inglês para o espanhol (2001), para o francês (2005), para o italiano (2007) e, agora, para o português. A cada tradução, as edições foram aprimoradas com novos artigos e com acréscimos nas bibliografias de cada verbete, as quais passaram a incluir atualizações e títulos disponíveis nas respectivas línguas. São 460 verbetes nesta obra.

O organizador afirma que Agostinho através dos tempos foi concebido para uma ampla gama de leitores. Enquanto instrumento de pesquisa, foi elaborado para professores e estudantes que desejam estudar profundamente algum aspecto de Agostinho ou que pretendam  individuar percursos de inter-relação entre diversos campos de investigação. Já os não especialistas encontraram um instrumento para compreender mais plenamente Agostinho ou um ponto específico de seu pensamento.