Abecedário afro de poesia | Paulus Editora

Releases

13/08/2012

Abecedário afro de poesia

Por Imprensa

Ficha Técnica 
Título: Abecedário afro de poesia
Autor: Silvio Costta
Ilustrações: Fernando Tangi
Coleção: Mistura Brasileira
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27 cm
Páginas: 32
Áreas de interesse: História, Língua Portuguesa, Artes e Geografia

Recheado de poemas inspirados na cultura africana, livro da PAULUS ensina e diverte as crianças

O abará, em grandes porções, já estava num tacho bem grande. O acarajé, recém-saído da fervura, ocupava uma travessa que dava gosto! Uma jarra carregada de aluá reluzia do outro lado da mesa, e o grande tesouro de dona Florença seria colocado sobre o abadá, todo florido: era o melhor angu de Angola.

O trecho acima contém diversas palavras que descendem da cultura africana, iniciadas pela letra “a”. Imagine quantas outras podem ser formadas com as demais letras do alfabeto? Em Abecedário afro de poesia, lançamento da PAULUS, o leitor encontrará várias delas, como bamberê, galalau, omolu, quimbanda, todas distribuídas em poemas muito criativos.

Escrito por Silvio Costta, o livro nasceu a partir de uma visita ao Museu de Cultura Afro em São Paulo, localizado no Parque do Ibirapuera, onde o autor se sentiu fascinado pelo que viu. “Fiz uma pesquisa e percebi que tinha em mãos uma ideia nova a ser trabalhada por conta das influências e do porquê de nossa cultura ser tão rica no que diz respeito à literatura, modos de vida, culinária e outros aspectos”, conta.

Além de proporcionar às crianças o conhecimento de muitas palavras novas, este trabalho incentiva reflexões a respeito da diversidade cultural, inclusão social, racismo e tolerância. “Funciona como tema transversal dentro dos parâmetros que se tornaram paradigmas na história do Brasil. Nosso país é tão complexo, repleto de diferenças, e, ao mesmo tempo, paradoxal nas discussões sobre o tema. Sempre é bom propor debates por outro ponto de vista. Neste caso, o da colaboração e da influência que a riqueza cultural africana exerce – de modo positivo – em nossas vidas”, complementa o autor.

As ilustrações, repletas de cores e formatos, são fiéis à leveza que o texto exige, conferindo ainda mais graça e diversão para o leitor. Ao final, há um glossário com a relação dos termos afros citados durante o texto e seus respectivos significados.

Abecedário afro de poesia é mais um lançamento da coleção Mistura Brasileira, que tem mais treze títulos, todos com o objetivo de contribuir para a difusão dos valores e da cultura do nosso povo. O último livro publicado da série é Capoeira Camará, de Cesar Cardoso.

Silvio Costta é formado em Jornalismo, licenciado e pós-graduado em Filosofia pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Ator profissional, músico autodidata e escritor com 12 obras publicadas. É professor e palestrante. Trabalha com temas diversos, desde educação musical, ética e inclusão social. Pela PAULUS, publicou o livro A rua que flutua.

Fernando Tangi ama desenhar desde pequeno e, aos 15 anos, começou como ilustrador num jornal. A paixão por ilustrar o cotidiano o levou à faculdade de Jornalismo. O desejo de crescer na profissão, à pós-graduação em design gráfico. Atualmente, é colaborador em equipes de arte de revistas sobre ciência e psicologia, ilustra livros infantis e desenvolve projetos de educação para crianças.