A Sabedoria é um Espírito Amigo do Ser Humano (Sb 1,6): Caminho para a justiça e a vida | Paulus Editora

Releases

26/06/2018

A Sabedoria é um Espírito Amigo do Ser Humano (Sb 1,6): Caminho para a justiça e a vida

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: A Sabedoria é um Espírito Amigo do Ser Humano (Sb 1,6): Caminho para a justiça e a vida
Autor (a): Centro Bíblico Verbo
Coleção: Do povo para o povo
Acabamento: Brochura
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 144
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia.

Obra oferece reflexões para o estudo bíblico do Livro da Sabedoria

 “A Sabedoria é acreditar no Deus de Israel e ser fiel à sua Lei”

A PAULUS Editora, em parceria com o Centro Bíblico Verbo, lança o livro “A Sabedoria é um Espírito Amigo do Ser Humano (Sb 1,6): Caminho para a justiça e a vida – Entendendo o livro da Sabedoria”. A novidade editorial é parte da coleção Do povo para o povo. O objetivo do livro é aprofundar os temas relativos ao livro da Sabedoria que serão trabalhados durante o mês da bíblia por meio de encontros ou cursos bíblicos semanais, com a utilização dos folhetos de conteúdo catequético Bíblia gente.

Com esse viés, o conteúdo da publicação deseja formar novos multiplicadores da Palavra de Deus. O volume destina-se às paróquias, comunidades eclesiais de base, grupos de estudo e a todos os leigos e leigas, que desejam vivenciar de maneira mais profunda a proposta do mês da Bíblia.

O subsídio apresenta uma breve introdução sobre o Livro da Sabedoria e cinco roteiros para os encontros em grupo, seguidos de algumas orientações para o aprofundamento do texto Sagrado. Segundo os organizadores, o livro da Sabedoria é uma porta de entrada para a compreensão da comunidade de Alexandria, que, por sua vez, podem animar os leitores na caminhada de fé e esperança.

Ainda segundo os autores, o tema central do livro é a justiça, que está intimamente relacionada com a Sabedoria. Nesse contexto, entre os assuntos tratados no livro da Sabedoria, também estão presentes os temas da Morte no erro da vida, da ruína, da destruição dos seres vivos, da maledicência e do pacto com a morte. Nas entrelinhas deste livro, é possível perceber vários conflitos, sofrimentos, perseguição e morte dos justos, provocados pela insensatez das pessoas injustas. Contudo, o livro é caracterizado por ser uma súplica dos justos pela Sabedoria de Deus, como caminho para a justiça, vida plena e liberdade.

Nesse contexto, o primeiro encontro apresenta o tema: chamadas/os para viver a justiça (1,1-5). A leitura faz um convite para renovar a fé no Espírito de Deus e na Sabedoria. No segundo encontro, com o tema Assumir os riscos de uma vida segundo a justiça (1,16-2,20), a leitura conduz o leitor a refletir e rezar, a respeito da realidade de inúmeras pessoas que são perseguidas por causa da justiça. O terceiro encontro fala sobre o poder dado por Deus para estar a serviço da justiça (6,1-11), o tema provoca uma revisão em diversas dimensões: econômica, política, social e religiosa. Para os organizadores, os seguidores e seguidoras do Deus da vida carregam a missão de promover a paz. Já o quarto encontro traz o tema: O ser humano fábrica ídolos para fins lucrativos (15,7-19). A proposta desse encontro é repensar a sociedade idolátrica em que o povo de Deus está inserido e o uso dos ídolos para a distorção, opressão e manipulação da verdade e da justiça.

No quinto e último encontro, o assunto volta-se para a Sabedoria de Deus que sempre acompanha o seu povo. Com o tema “A sabedoria liberta o povo da escravidão”, os autores apresentam a compreensão do agir de Deus ao longo da história do seu povo e da história de cada filho amado. Além disso, o subsídio sugere dicas para a preparação a cada encontro.