Releases

08/10/2019

A formação litúrgica do músico católico

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Título: A formação litúrgica do músico católico
Autor (a): Sérgio Lisboa de Oliveira
Coleção: Celebração da Fé
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 144
Área de interesse: Liturgia

A música na Igreja é superior a todas as outras expressões de arte. Mas não é qualquer música, e sim somente aquelas que estão intimamente ligadas aos ensinamentos da Escritura Sagrada e à Tradição da Igreja. Dada a importância da música sacra na liturgia do culto divino, a PAULUS Editora lança a obra A formação litúrgica do músico católico, escrita por Sérgio Lisboa de Oliveira.

Destinado à disseminação das corretas práticas litúrgicas entre os membros de ministérios de música, o subsídio nasce após o autor presenciar muitos erros litúrgicos cometidos por parte das equipes de liturgia e música, e constatando os malefícios que eles acarretam.

De maneira simples e objetiva, citando direta ou indiretamente os documentos da Igreja sobre a sagrada liturgia, o autor discorre sobre temas como o ano litúrgico, a estrutura e finalidade da Santa Missa, as diferenças entre canto ritual e canto popular religioso, a escolha de cantos litúrgicos para a Santa Missa, como montar um folheto de música para determinado tempo litúrgico, a espiritualidade do músico, os acertos e erros comumente cometidos na Santa Missa, entre outros. Por último, um capítulo especial com um conjunto de perguntas e respostas sobre os principais erros e acertos dentro da liturgia, no que diz respeito à música.

Sérgio Lisboa de Oliveira é leigo, músico católico, consagrado à obra de Deus desde junho de 1999. É formado em filosofia e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Com a experiência de mais de vinte anos em ministérios de música servindo em missas, hoje atua como formador de grupos de liturgia e músicos em Cuiabá (MT), ajudando-os a conhecer os ensinamentos da Igreja através de encontros e formações.