Ficha Técnica
Título: A Eucaristia nas fontes patrísticas
Autor: Guillermo Pons
Coleção: Temas Patrísticos
Acabamento: Brochura
Páginas: 136
Dimensão: (A x C) 21,00 x 13,50 cm
Área de interesse: Patrística
Descubra o pensamento dos Padres Patrísticos sobre os sinais do pão e do vinho
Publicado pela PAULUS Editora, o título A Eucaristia nas fontes patrísticas, escrito pelo sacerdote espanhol Guillermo Pons, faz parte da coleção “Temas Patrísticos”.
A obra visa contribuir para o conhecimento sobre os ensinamentos dos Padres da Igreja acerca da Eucaristia, “fonte e ponto culminante de toda a vida cristã” (Lumen gentium 11), pois eles são testemunhas muito qualificadas da doutrina sobre o mistério eucarístico.
O volume apresenta 112 textos dos Padres sobre os sinais do pão e do vinho e a presença real de Cristo neles, os frutos da comunhão, a relação da Eucaristia com o Espírito Santo, com Maria e com o martírio.
“A Igreja de Cristo, ‘peregrina entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus’ (Santo Agostinho, A Cidade de Deus 18, 51, 2), ao longo da história, e não há dúvida de que, entre essas consolações de origem divina, destaca-se eminentemente o mistério eucarístico, no qual se encontra, para pastores e fiéis, a ‘fonte de toda consolação’, como se diz na litania do Sagrado Coração de Jesus. O dom da Eucaristia, corrente vivificante constante e abundante, é, com efeito, fonte de vida divina para aqueles que avançam pelos caminhos da fé. É como que uma transfiguração pela qual a natureza criada é inundada pela luz divina e pelo brilho do mistério de Cristo Salvador encarnado, cuja obra restauradora perdura e se faz presente de modo inefável e consolador no sacramento eucarístico.”
SOBRE O AUTOR
Guillermo Pons nasceu em Menorca, na Espanha, em 1931, e foi ordenado sacerdote em 1954. Na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, doutorou-se em História da Igreja. Foi professor no Seminário de Menorca e em Abancay, no Peru. Tem vários livros e numerosos artigos publicados, particularmente sobre mariologia e patrística.