A Esperança Cristã | Paulus Editora

Releases

14/12/2018

A Esperança Cristã

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: A Esperança Cristã
Autor: Papa Francisco
Acabamento: Brochura
Coleção: Catequese do Papa
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 152
Área de interesse: Catequese

Livro do Papa Francisco fala de esperança e orienta os cristãos a viver em meio às dificuldades da vida

 “Não podemos deixar que a esperança nos abandone, pois com seu amor, Deus caminha ao nosso lado”. Papa Francisco

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “A Esperança Cristã”, parte da coleção Catequeses do Papa Francisco, apresenta os discursos gerais do Santo Padre proferidos nas audiências gerais, toda quarta-feira, no Vaticano. A publicação contempla as catequeses do período de 7 de dezembro de 2016 a 25 de outubro de 2017.

Com uma linguagem próxima aos fiéis, o Papa busca orientar o seu rebanho e percorre temas importantes para a vida da Igreja no mundo de hoje. No volume, foram reunidas todas as catequeses sobre a esperança cristã, a qual, junto com a fé e a caridade, forma o tripé das virtudes teologais.

No livro, Francisco explica que é de suma importância o tema da esperança cristã, numa época de violência, intolerância e sofrimento do povo. O Santo Padre afirma que, a esperança não desilude, ao contrário do otimismo que muitas vezes engana, a esperança não decepciona.

A catequese inicial da obra relembra o exílio vivido pelo povo de Israel, considerado um dos momentos mais difíceis para o povo de Deus. Segundo o Papa, nesse momento da história, o povo perdeu tudo. Perdeu a Pátria, a liberdade, a dignidade e até mesmo a confiança em Deus. Viviam a experiência do deserto, sentiam-se abandonados e sem esperança.

No entanto, o Pontífice nos recorda do profeta Isaías que, em suas palavras, reabre o coração à fé e medita sobre a caminhada do deserto. O Santo Padre explica que o deserto é um lugar onde é difícil viver, mas exatamente ali é possível caminhar e resgatar não só a Pátria, mas a Deus, e voltar a esperar e sorrir.

Em referência a esse episódio do Antigo Testamento, sobre o sofrimento do povo no exílio na Babilônia, nas catequeses que compõem a obra, Francisco parte do cenário atual e lembra que as pessoas se desligaram de Deus, vivem na escuridão e dificuldades da vida. Segundo ele, essas pessoas deixaram de sorrir e a vida muitas vezes se torna um deserto, uma terra difícil de caminhar e sobreviver.

O autor orienta que se há confiança em Deus, a vida pode se tornar bonita e ampla como uma rodovia. Ele explica que, é importante não perder a esperança, caminho que leva ao encontro com Deus e torna a vida mais leve. Assim, para reavivar a esperança nos leitores, o conteúdo passeia por diversos cenários do Antigo e Novo Testamento.

Papa Francisco apresenta os grandes modelos de perseverança, como o Apóstolo Paulo, o Apóstolo Pedro, Maria – a mãe da esperança, Maria Madalena, os Santos e Mártires da Igreja entre outros. Além disso, as reflexões caminham junto aos tempos litúrgicos do Advento, Natal e Mistério Pascal.