A comunicação que não vemos | Paulus Editora

Releases

17/10/2018

A comunicação que não vemos

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: A comunicação que não vemos
Autor (a): Lucrécia D’Alessio Ferrara
Coleção: Comunicação
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 168
Área de interesse: Comunicação

Obra de Lucrécia D’Alessio Ferrara apresenta ensaios sobre a comunicação como área científica e seu exercício político na cidade contemporânea.

A virtualidade aproxima-se da felicidade somente por eliminar sub-repticiamente a referência às coisas. Dá tudo, mas sutilmente. Ao mesmo tempo, tudo esconde.

A obra A comunicação que não vemos, de Lucrécia D’Alessio Ferrara é um trabalho de pesquisa desenvolvida com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas (CNPq). Este trabalho dá continuidade ao estudo da cidade como laboratório de exercícios comunicativos e como cenário de manifestações políticas, que nela encontram ambiente adequado ao debate e ao desafio da procura dos interesses coletivos.

Dividido em dois blocos de ensaios especulares – porque se retomam ou se remetem uns aos outros –, o livro apresenta ensaios que se voltam, de um lado, para o estudo da dimensão epistemológica que a política revela para a comunicação como área científica e, de outro, para a análise do exercício político que encontra, na cidade contemporânea, seu cenário mais adequado e sua interlocução mais própria e convergente. Entre a política e a cidade, a comunicação constrói outras bases cognitivas e abre outros cenários para a ciência da atualidade.

Ao primeiro bloco, pertencem os ensaios denominados “Comunicação, ser ou não ser”; “Os nomes na arqueologia da comunicação”; “Dos lugares situados às lugaridades midiatizadas”; “Os simulacros da simulação”. No segundo bloco, registram-se: “Comunicação – Retórica – Epistemologia”; “A epistemologia política da comunicação”; “A midiatização da esfera pública”; “A cidade da multidão”; “A voz obscura das ruas”.

Este trabalho poderá atrair a atenção e alimentar a reflexão de todos aqueles que se interessam pela dimensão cognitiva do exercício político que se manifesta na atividade profissional de comunicólogos, filósofos, sociólogos, historiadores, geógrafos, urbanistas/arquitetos e artistas.

Lucrécia D’ Alessio Ferrara é professora titular emérita PUC-SP e professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Doutora em Literatura Brasileira (PUC-SP, 1964) e livre-docente em Desenho Industrial (FAU-USP, 1980). Aposentada das atividades de docência exclusiva na USP, dedica-se desde 2003, às atividades de docência, pesquisa e orientação de dissertações e teses junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, além de liderar o Grupo de Pesquisa Espaço Comunicação Cultura, credenciado junto à Universidade ao CNPq. Lucrécia desenvolve pesquisas voltadas para a epistemologia da comunicação que  se manisfesta na cidade e em diferentes modalidades do design, da arquitetura e do urbano. Publicou pela PAULUS: Comunicação Mediações Interações (2015; Prêmio Jabuti 2016); Cidade, entre mediações e interações (2017).