Professores e educadores de São Luís debatem a indisciplina nas escolas | Paulus Editora

Notícias

18/08/2017

Professores e educadores de São Luís debatem a indisciplina nas escolas

Por Imprensa

No último sábado (12), a PAULUS Livraria de São Luís realizou o curso “Indisciplina na sala de aula: é hora de falarmos de responsabilidade”. O evento, realizado no auditório da loja, reuniu cerca de 40 pessoas, entre professores e educadores.

A palestra teve início com uma dinâmica conduzida por Emanuel Itayron Martins Sousa, graduado em Filosofia e pós-graduado em Psicopedagogia Clínica. Em seguida, o facilitador deu exemplos e dicas de como lidar com crianças indisciplinadas em sala de aula.

Segundo pesquisa feita em 2015 pela Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro e o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), a indisciplina é um dos maiores problemas enfrentados pelos professores e educadores dentro das escolas públicas do Brasil.

A principal reclamação apontada pela pesquisa é a falta de estrutura para lidar com alunos com algum tipo de deficiência e a defasagem de aprendizado dos estudantes. A análise ouviu cerca de mil professores do ensino fundamental da rede pública em 50 municípios das cinco regiões brasileiras.

A escola pública no país vem enfrentando, há décadas, graves problemas. A falta de formação dos professores e a progressão continuada causam uma grande defasagem no ensino. Por outro lado, a desvalorização da carreira de professor influencia no declínio da educação. A baixa remuneração e a falta de reconhecimento causam desmotivação na classe dos educadores.

Outros fatores muito presentes nas escolas é a superlotação das salas de aula e a violência. Uma pesquisa realizada em 2014 com mais de 100 mil professores e diretores de 34 países apontou que o Brasil é o líder em violência nas escolas. Segundo o questionário, feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos no Brasil são vítimas de algum tipo de agressão pelo menos uma vez por semana.  Em outros países, como Coreia do Sul e Romênia, esse índice é zero. Tais condições são determinantes para causar baixo interesse dos jovens pela profissão do magistério.

A palestra promovida pela livraria teve como base a obra (In)Disciplina e (Des)motivação, de Celso Antunes. O volume mostra aos professores e educadores os principais passos para atingir adequadamente a disciplina em sala de aula. O autor explica que buscar elementos que ajudem a administrar a questão da disciplina em sala de aula implica, em primeiro lugar, transformar a ideia de disciplina em um ‘valor’, isto é, fazer com que ela seja vista como uma qualidade humana, imprescindível para a convivência e fundamental para as relações interpessoais.

Na próxima segunda-feira (21), a livraria promove uma programação especial em comemoração ao Dia PAULUS. Mais informações:

PAULUS Livraria de São Luís/MA

Rua do Passeio, 229 – Centro

Tel.: (98) 3231.2665

WhatsApp: (98) 98280.0004

[email protected]