Notícias

18/07/2012

PAULUS tem programação diversificada na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Referência nas principais feiras do mercado editorial, a PAULUS estará presente mais uma vez nesta grande festa do livro que é a Bienal. O evento, preparado para receber cerca de 800 mil visitantes, acontecerá de 9 a 19 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Com o objetivo de proporcionar ao público conhecimento e diversão, a PAULUS selecionou lançamentos e elaborou atividades que agitarão o seu estande (confira abaixo a programação completa). A editora disponibilizará cerca de 1.300 materiais, entre livros, CDs e DVDs, nas mais diversas áreas do conhecimento em que atua, como educação, infantojuvenil, comunicação, filosofia e ciências humanas, saúde, autoajuda, teologia, espiritualidade.

“Temos boas expectativas, pois a Bienal do Livro é sempre uma excelente oportunidade para mostrarmos nossos produtos e lançamentos. Trata-se de um ótimo momento para estarmos ainda mais próximos dos nossos clientes, sobretudo dos educadores. Eles já conhecem a editora por meio do trabalho realizado pela equipe de consultores educacionais. A Bienal é o coroamento desse esforço e dedicação diários”, afirma Dílvia Ludvichak, coordenadora de divulgação da PAULUS.

O estande de 132 m2 proporcionará espaço e conforto ao visitante, favorecendo sua movimentação e acesso aos materiais expostos. A editora contará também com uma gabaritada equipe de profissionais com vasta experiência em eventos desse porte Brasil afora.

Lançamentos e sessão de autógrafos no estande da PAULUS

A abelhinha
Autora: Nireuda Longobardi
Data: 11 de agosto (sábado)
Horário: 11h
Local: Estande da PAULUS (Rua C, nº 80)
Sinopse: O clássico “A formiguinha e a Neve”, de João de Barro, o Braguinha, no qual a formiga prende o pezinho em um floco de neve, acaba de ganhar nova versão. Com linguagem simples e agradável, o livro convida os pequenos a passearem pelo universo sensível e contagiante de uma abelhinha muito especial. Cansada de voar, ela resolve construir um meio de transporte que a ajude a se locomover, mas, no decorrer da tarefa, ela se dá conta de que prendeu o pé na cera usada para fabricá-lo. Nesta aventura, ela descobre que nós mesmos podemos ter a resposta para muitos de nossos problemas.

As meninas, a vovó… e a saudade de quem foi pro céu
Autora: Ceci Baptista Mariani
Data: 11 de agosto (sábado)
Horário: 15h30
Local: Estande da PAULUS (Rua C, nº 80)
Sinopse: O leitor conhecerá a história de duas irmãs, Ana Clara e Raquel, que um dia sentiram uma saudade imensa da avó que tinha ido para o céu. Ana Clara nunca se esqueceu da doce vovó, e por isso ela resolveu homenageá-la expressando seu sentimento em alguns versos. De Ceci Baptista Mariani, a história ensina a transformar o vazio em alegria e esperança.

Coleção “Em Cena”
Livros: O príncipe sapo (Manuel Filho), Tirando um som (Marcos Gomes, Paula Autran e Roberto Morettho), Bullying: que brincadeira é essa? (Dênio Maués) e O detector de sacis (Milton Morales Filho)
Presença dos ilustradores Renata Borges, Fabio Sgroi e Polly Duarte
Data: 11 de agosto (sábado)
Horário: 17h
Local: Estande da PAULUS (Rua C, nº 80)
Sinopse: A série traz peças teatrais prontas para ganharem vida no momento em que o leitor abrir o livro ou começar a ensaiar a apresentação. As primeiras páginas introduzem os personagens e descrevem os cenários, para, em seguida, a trama ter início. Ainda é possível encontrar explicações sobre a estrutura de um texto dramático, auxiliando quem ainda não tem conhecimento sobre o gênero ou relembrando os mais experientes.

Dóris e as coisas mais importantes da vida (dos humanos); Dóris retorna ao mundo das formigas; Armando e o amor; O imaginário da criança dentro de nós
Autora: Mônica Guttmann
Data: 12 de agosto (domingo)
Horário: 18h
Local: Estande da PAULUS (Rua C, nº 80)
Sinopse: A autora, que é psicóloga formada pela PUC de São Paulo, arte-educadora, arte-terapeuta e escritora, prestigiará o evento na companhia de seus personagens: Dóris, a formiguinha filósofa, e Armando, garoto muito esperto e curioso. Além disso, ela apresentará seu primeiro trabalho destinado ao público adulto, O imaginário da criança dentro de nós. A obra reúne meditações acerca de como algumas experiências vividas na infância influenciam a personalidade e os anseios adultos.

O explorador de abismos – Vilém Flusser e o pós-humano
Autores: Erick Felinto e Lucia Santaella
Data: 15 de agosto (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Estande da PAULUS (Rua C, nº 80)
Sinopse: Segundo Flusser, a vida constitui uma interminável viagem em busca de diferentes alvos, mas cada alvo significa apenas uma estação intermediária (Zwischenstationen), a partir da qual se partirá, depois, em busca de novas metas. Em sua totalidade, “a viagem é um método sem finalidade”. Essa mobilidade permanente, esse nomadismo inerente é uma catástrofe na história humana, mas que pode ser encarada de forma positiva e afirmativa. Após milênios de confortável adaptação às nossas “casas” (sejam elas propriamente físicas ou existenciais), é hora de abandonar a morada e aventurar-se livremente nos espaços abertos. Como escreveu Flusser: “Esta é a catástrofe: que nós tenhamos de ser livres”. Livres, inclusive, para deixar a confortável zona das experiências humanas conhecidas e experimentar novas identidades pós-humanas.

Coleção “De Que Lado Você Está?”
Livros: Mundo real chamando (Shirley Souza), Esporte pra quê? (Carmen Lucia Campos), Em que você acredita? (Dílvia Ludvichak), Violência tem fim? (Luiz Ribeiro e Rita Kawamata), Compra pra mim (Manuel Filho), Onde fica o meio ambiente? (Shirley Souza) e Quem precisa de política? (Luís Fernando Pereira)
Data: 16 de agosto (quinta-feira)
Horário: 16h
Local: Estande da PAULUS (Rua C, nº 80)
Sinopse: Com os livros desta coleção, os leitores acompanham histórias de jovens envolvidos em situações bem delicadas que os levam a desenvolver diversas opiniões sobre temas polêmicos, como meio ambiente, política, tecnologia. Depois da leitura, ele estará preparado para responder de qual lado quer estar.

Abecedário afro de poesia
Autor: Silvio Costta
Data: 16 de agosto (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Estande da PAULUS (Rua C, nº 80)
Sinopse: Silvio Costta apresenta uma das principais origens da cultura brasileira com este livro. Os versos são repletos de palavras de procedência africana que contemplam, de A a Z, algumas tradições deste povo tão encantador, como o delicioso abará, o divertido batuque, as peculiares congadas etc. No final do livro há ainda um glossário com os significados dos termos que apareceram durante a historinha.

A princesa, o pássaro e a sabedoria
Autor: Alexandre Carvalho
Presença da ilustradora Veruschka Guerra
Data: 18 de agosto (sábado)
Horário: 14h30
Local: Estande da PAULUS (Rua C, nº 80)
Sinopse: Depois de muito esperarem, finalmente um rei e uma rainha amados pelo seu povo são agraciados com a bênção do primeiro filho. A irmã do monarca, contudo, não gostou nem um pouco da novidade. Ela, que era viúva e muito invejosa, tinha certeza de que seu filho único seria o herdeiro. O dia do parto chegou e o casal foi brindado com Kianga, uma linda e saudável menina, que um dia, brincando no bosque, se encantou por um brilho que vinha do meio das árvores. A surpresa com a qual ela se deparou selou para sempre seu destino.

A árvore dos meus dois quintais
Autor: Jonas Ribeiro
Presença da ilustradora Veruschka Guerra
Data: 18 de agosto (sábado)
Horário: 16h
Local: Estande da PAULUS (Rua C, nº 80)
Sinopse: Em A árvore dos meus dois quintais, Jonas Ribeiro conta a história de um menino e sua relação de amizade com uma árvore plantada no quintal de sua casa. A narrativa poética trata das amizades que podem desabrochar na infância e se prolongarem pela vida afora.

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece de 9 a 18 de agosto, das 10h às 22h, e dia 19 de agosto, das 10h às 20h.

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 | Santana – São Paulo/SP
CEP: 02012-021

 

Localização da Editora Paulus na 22ª Bienal

Rua C, nº 80

[singlepic id=16 w=320 h=240 float=]

Clique no mapa acima para ampliar