PAULUS realiza Simpósio de Teologia e Pastoral | Paulus Editora

Notícias

22/10/2015

PAULUS realiza Simpósio de Teologia e Pastoral

Por Imprensa

Com o tema 50 anos do Concílio Vaticano II, a primeira edição do evento reúne religiosos, interessados e especialistas em debater a renovação da IgrejaDSC_0264

O 1º. Simpósio de Teologia e Pastoral realizado pela PAULUS Editora no dia 22 de outubro, no auditório da Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação, trouxe o tema 50 anos do Concílio Vaticano II e reuniu grande público.

O evento teve o objetivo de intensificar a missão da PAULUS e fortalecer o seu compromisso com a caminhada da Igreja. E assim reuniu interessados, professores, religiosos, pesquisadores, agentes de pastorais, catequistas e leigos interessados.

Na abertura, o Pe. Claudiano Avelino, diretor editorial da PAULUS, reforçou a importância dos diálogos teológicos com a sociedade do nosso tempo e enfatizou que a realização do simpósio era uma das melhores homenagens que poderiam ser prestadas a Tiago Alberione, fundador da Família Paulina.

A programação também incluiu uma mesa de abertura e apresentação, tendo o professor Dr. João Décio Passos como interlocutor do tema O Concílio e a sua Recepção, apresentado pelo Frei Carlos Josaphat, op, que é Doutor Honoris Causa (PUC/SP) e Master of Magister pela Ordem Dominicana, além de autor mais de 60 obras publicados desde 1977, no Brasil e na Europa.

Frei Josaphat, que vivenciou a época do surgimento e o anúncio do Concílio Vaticano II em Roma, no início dos anos 60, relembrou esse contexto, assim como seu caminho e a sua recepção. Em seguida comentou sobre o período posterior ao anúncio, quando as decisões conciliares foram colocadas em prática e se tornaram ação. Sobre o momento atual, o religioso disse que “para o Concílio Vaticano II nos pede iniciativa e criatividade recepcioná-lo”.

Na sequência da programação foram realizados os seguintes workshops: O Concílio Vaticano II e a Catequese (Dom Hildebrando Brito de Miranda, OSB); O Concílio Vaticano II e a vida religiosa Novas Comunidades (Ir. Maria Freire); O Concílio Vaticano II e a liturgia (Prof. Gabriel Frade); O Concílio Vaticano II e a Eclesiologia (Prof. Ney de Souza) e O Concílio Vaticano II e a Sociedade Contemporânea: comunicação (Prof. Fernando Altemeyer).

Ao final todos os participantes retornaram ao auditório da FAPCOM para o encerramento, com uma mesa formada pelos professores Wagner Lopez Sanchez, João Décio, Fernando Altemeyer, além de todos os outros profissionais que ministraram os workshops. De acordo com o professor Altemeyer, “o Concílio é um paradoxo, pois não é possível pregar ressureição sem reconhecer crucificados e não é possível falar de crucificados sem apresentar ressureição”. O professor Wagner comentou que “o concílio é para o futuro e escutar o mundo e dialogar com ele é a chave de leitura inclusive para entender a igreja”. Para o professor João Décio, o Concílio colocou a Igreja em uma nova posição na qual a instituição tem que ler o mundo e ver nele os sinais de Deus”.