PAULUS realiza seu 10º Simpósio de educação | Paulus Editora

Notícias

29/05/2015

PAULUS realiza seu 10º Simpósio de educação

Por Imprensa

Adélia Prado e Lúcia Fidalgo foram os destaques no evento, além de outras nove palestras de reciclagem e atualização para educadoresDSC_0116

A data de 28 de maio de 2015 foi muito especial para a PAULUS Editora, com a realização do seu 10ºSimpósio de Educação. O encontro lotou as dependências da Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), em São Paulo (SP), entre professores, educadores e interessados.

DSC_0008N

(Pe. Antônio Iraildo Alves de Brito, diretor da FAPCOM – Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação)

Na abertura do evento, o Pe. Antônio Iraildo Alves de Brito, diretor da FAPCOM, saudou as participantes lembrando que o prédio da instituição lembra um formato de abraço. “Vocês todos são abraçados aqui”.

Para comemorar os 10 anos de encontros em torno da atualização e reciclagem que o Simpósio proporciona desde 2006, foi exibido um vídeo comemorativo com fotos e frases dos palestrantes. Já participaram do evento nomes como Celso Antunes, Fátima Freire Dowbor, Grabriel Chalita, Viviane Mosé, Mario Sergio Cortella, Lúcia Santaella, Prof. Severino, Prof. Ismar de Oliveira, Bia Bedran, Heródoto Barbeiro, Leandro Yanase, Clovis de Barros, e os saudosos Ariano Suassuna e Rubem Alves.

DSC_0091N

(Professora Lúcia Fidalgo)

O 10º Simpósio PAULUS de Educação trouxe a contadora de histórias, professora, bibliotecária, escritora e mestre em Educação Lúcia Fidalgo, com o tema “A importância do leitor e da leitura”. Em sua explanação, ela brincou dizendo: “Nem sempre tudo o que cai na rede é peixe”, explicando que os alunos precisam ser orientados para saber procurar assuntos via internet. De acordo com ela a leitura deve ser encarada como uma coisa mágica, sedutora, interessante e a aprendizagem deve passar por esse caminho.

Para Lúcia Fidalgo, ler não significa identificar palavras, mas fazê-las ter sentido. “O que importa é compreender, interpretar, relacionar as palavras e reter aquilo que for relevante. Uma leitura vale pelo que ela me faz pensar”, enfatizou.

DSC_0066

(Professora Adélia Prado)

Na segunda parte da manhã, a professora, filósofa, poetisa, contista e professora Adélia Prado, por várias vezes foi interrompida em seu discurso por salvas de palmas. Com o tema “Poesia, mística e educação” ela lembrou de sua experiência como professora e contou diversas histórias de alunos, educadores, escritores. De acordo com ela, os processos de ensino devem levar em conta primeiramente as pessoas e não os métodos. “Somos educadores de pessoas e não adestradores de animais. Deve existir um deslumbramento no processo educacional e o professor verdadeiro é aquele que deslumbra junto com o aluno.

DSC_0110

Adélia também explicou conceitos sobre o descobrimento da beleza. “Eu não entendo a beleza, eu a sinto em meu coração. Estamos carentes de afeto e de atenção real. O mundo está padecendo de déficit de atenção. O caminho do amor é o caminho da alegria e ele abre para o conhecimento”, finalizou.

DSC_0240

( Professora Kátia Veloso – Workshop – Coach educacional)

Na parte da tarde foram realizados nove workshops gratuitos com os seguintes temas: Culturas Matrizes; O uso das redes sociais e do cinema; Coaching Educacional: uma nova concepção para o apoio da atividade educacional; Literatura: o encantamento nas mãos do professor; Fundamentos para uma educação libertadora na perspectiva de Dom Helder Camara e Paulo Freire; Contos de fada e de encantamento – ferramenta de integração e desenvolvimento em sala de aula; Personalização e tecnologia na educação: projetos inovadores apoiados pela Fundação Lemann; Criação e produção de vídeos como recurso educativo e A educação do olhar pela imagem técnica.