PAULUS promove o diálogo entre religiões | Paulus Editora

Notícias

09/06/2016

PAULUS promove o diálogo entre religiões

Por Imprensa

Palestra trouxe o objetivo de motivar a união e promover a paz

Grande

A PAULUS realizou na manhã de 9 de junho, em sua sede em São Paulo (SP), o encontro Monoteístas: dialogando por uma Cultura de Paz.

O objetivo do evento foi promover o diálogo inter-religioso em busca de uma sociedade com mais paz e união. Para a conversa sobre o tema foram convidados alguns líderes religiosos, como o Cônego José Bizon (Igreja Católica), Raul Meyer (Judaísmo) e Sheikh Houssam (Islamismo).

De acordo com o Cônego Bizon, eventos como este devem acontecer cada vez mais para a promoção da paz. “Somente a paz é santa e possível, e todas as religiões concordam”, reforçou.

O palestrante Raul Meyer lembrou-se do Papa Francisco e de seu esforço para promover a integração dos povos e religiões. “Ele mostra a cada dia a vontade de aumentar o diálogo ecumênico”, afirmou.

Para o Sheikh Houssam, não se negocia a paz. Ela deve ser vivenciada e adotada por líderes, cultos e pessoas que podem promovê-la. “As guerras não são religiosas, mas os homens usam a religião para disfarçá-las”, opinou.

Ao final do evento, após a explanação de cada um dos palestrantes – no sentido de aumentar o diálogo e promover a paz –, os seminaristas, leigos e interessados no tema realizaram perguntas e tiraram as suas dúvidas com os líderes religiosos.

Cônego José Bizon
Pe. José Bizon, presbítero da Arquidiocese de São Paulo, é professor, mestre em Ecumenismo pela Pontifícia Universidade Santo Tomás, de Roma, membro da equipe de coordenação do Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs (MOFIC), membro da Comissão Nacional Anglicano-Católica Romana (CONAC) e coordenador da parte católica na Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico-Judaico (DCJ). Membro do Grupo de Diálogo da Igreja Católica com o Candomblé e Umbanda. Coordenador da Equipe de Diálogo Ecumênico e Inter-religioso no Regional Sul 1, da CNBB e na Arquidiocese de São Paulo.

Raul Meyer
Líder religioso, educador, ativista comunitário, palestrante, empresário. Estudou no Seminário Rabínico Latino-americano, Universidad Argentina de la Empresa (Buenos Aires). É Diretor de juventude da Congregação Israelita Paulista (CIP), dirigente de Campos de Estudos da CIP, Orientador do Capítulo Juvenil da Bnei Brith, formador, líder espiritual da Comunidade Shalom. Vice-Presidente e diretor do Centro da Cultura Judaica. É líder religioso da Esh Tamid, comunidade judaica progressista. Diretor da Federação Israelita do Estado de São Paulo, tendo como responsabilidade o diálogo inter-religioso com a Igreja Católica, comunidade muçulmana, espírita e outras denominações religiosas.

Sheikh Houssam
É libanês e reside no Brasil desde 1993. Fundador da Ordem dos Sábios muçulmanos no Brasil, da qual foi presidente por três mandatos (6 anos). É Consultor religioso do Instituto Futuro do Brasil. Presidente da CIFA – Centro Inter-Fé das Américas. Autor e escritor de várias obras nas línguas portuguesa e árabe. Representante da religião islâmica no diálogo inter-religioso do projeto Caminho de Abraão no Brasil. Imam da mesquita de Guarulhos.