PAULUS promove a 1ª Semana Bíblica na FAPCOM | Paulus Editora

Notícias

26/09/2017

PAULUS promove a 1ª Semana Bíblica na FAPCOM

Por Imprensa

Evento proporcionou momentos de partilha, reflexão e aprofundamento dos estudos bíblicos.

A 1ª Semana Bíblica, realizada de 18 a 23 de setembro na Faculdade PAULUS de Comunicação – FAPCOM, sob a organização do Centro Bíblico PAULUS, reuniu diversos convidados especiais, entre agentes de pastorais, padres, religiosos e leigos de diversas paróquias e comunidades, bem como especialistas da área, que muito colaboraram para a formação bíblica dos participantes.

No mês dedicado à Palavra de Deus, esta primeira edição do evento foi idealizada com o objetivo de contribuir para as reflexões sobre a Bíblia, indo de encontro à proposta da CNBB, que este ano sugere a leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, com o tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (1Ts 2,8).

O evento ofereceu ao público workshops ministrados por especialistas da área de estudos bíblicos, que refletiram sobre diversos tópicos ligados ao tema. Durante o encontro, os participantes também tiveram a oportunidade de visitar uma exposição com enorme variedade de papéis, capas, encadernações e fontes utilizadas em diversas edições de Bíblias impressas no Brasil.

Nos seis workshops programados para a semana, foram abordados assuntos de grande relevância para os estudos da Palavra de Deus e para o trabalho de evangelização dos agentes de pastorais. Curiosidades Bíblicas, as cartas de Paulo aos Tessalonicenses, uma breve introdução ao Novo Testamento (Evangelhos e Atos dos Apóstolos) e a utilização da Bíblia na catequese foram alguns dos tópicos de destaque.

Para fechar o encontro, Frei Guilherme César, ssp conduziu o workshop “A juventude e a Bíblia”, em que apresentou o mais recente volume da coleção YOUCAT, a Bíblia Jovem (PAULUS, 2017), e lembrou os dez passos sugeridos por Papa Francisco para a leitura das Escrituras. Em contrapartida, o público teve a oportunidade de relatar suas diversas experiências pastorais e de vida. Por fim, o encerramento da 1ª Semana Bíblica ficou por conta da cantora e escritora Karla Fioravante, que realizou um pocket show e um sarau de poesia.

Para a Irmã Clarissa, religiosa da Congregação Maria Imaculada, a 1ª Semana Bíblica revelou uma nova forma de transmitir a Palavra de Deus. Segundo ela, foi possível resgatar a importância das narrativas bíblicas de maneira muito rica, capaz de cativar e transformar a vida e o coração dos jovens de hoje, com os quais ela desenvolve um trabalho pastoral. “Não conhecia a Bíblia Jovem. Achei muito bacana o formato, a forma como o texto é colocado e a linguagem. Isso me motiva a transmitir ainda mais a Palavra de Deus aos jovens”, diz.

Segundo Frei Guilherme, ssp, o evento foi de extrema importância para as diversas lideranças que passaram pelo evento. “São os catequistas, os líderes de grupo de jovens e os agentes de pastorais os transmissores e multiplicadores de tudo o que foi partilhado nesses seis dias de evento. Fiquei feliz ao saber que as pessoas ainda têm interesse na Palavra de Deus, que esse interesse está aumentando. Além do interesse de ler, surge também o interesse de entender como a Bíblia foi escrita e como Deus age por meio da Palavra”, afirma.

“A palestra sobre a juventude e a Bíblia veio ao encontro da minha experiência pessoal. O tema levantado pelo Frei Guilherme chamou minha atenção, pois em minha vida também foi assim. Hoje pude conhecer a Bíblia Jovem e gostei da proposta, porque é bem resumida nas partes mais importantes. Vou apresentá-la ao meu grupo de jovens”, ressalta Tatiane Laurentina de Souza, catequista da paróquia Jesus no Horto das Oliveiras, na zona norte de São Paulo.

“Achei bastante importante a Semana Bíblica, pois veio ao encontro da minha realidade. Sempre partilho com os jovens nas redes sociais as leituras bíblicas. Levarei a mensagem do palestrante ao meu grupo, (a proposta de) ler diariamente a Palavra, com os amigos. A Igreja precisa de mais momentos como este”, afirma a participante Ana Beatriz Hilário Marin.

Para o participante Rodrigo Leal, o encontro permitiu conhecer histórias de outras pessoas e a relação que elas mantêm com a Bíblia. “Quando o jovem vê a Bíblia normal, às vezes desanima. Algumas palavras são complicadas de se entender. A Bíblia Jovem é resumida, bem detalhada e abrange as partes mais importantes (da Sagrada Escritura)”, finaliza.

“Acredito que devamos sempre promover esses eventos. Teve a Semana Bíblica e, como fechamento, um sarau de literatura com a leitura do meu livro, Entre tantos (Editora Redemoinho, 2016). A obra é uma literatura subjetiva, de poesia, sobre algo que tocou a minha história e que é possível tocar o outro. O fechamento foi tão legal, porque demos um contorno humano a todos os sentimentos que as pessoas vêm trazendo na sociedade atual. Podemos ampliar essa rede de palavras e de comunicação. As pessoas são interessadas e devemos chegar até elas”, ressalta a cantora Karla Fioravante.