PAULUS Livraria de Porto Alegre participa do 38º Encontro Regional de Presbíteros no Sul 3 | Paulus Editora

Notícias

19/11/2021

PAULUS Livraria de Porto Alegre participa do 38º Encontro Regional de Presbíteros no Sul 3

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Evento marca o lançamento das obras “Seminarista Diocesano e Espiritualidade do secretário e secretária paroquial

Entre os dias 15 e 17 de novembro, a PAULUS Livraria de Porto Alegre (RS) participou do 38º Encontro Regional de Presbíteros do Sul 3 (RS). O evento, que teve como tema “Diocesaneidade no ministério prebisteral” aconteceu no Centro de Espiritualidade Cristo Rei  (CECREI), em São Leopoldo (RS), e reuniu cerca de 80 padres e bispos das arquidioceses e dioceses do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O encontro contou com a presença de Dom Adimir Mazali, bispo referencial para a Pastoral Presbiteral no Regional e foi assessorado pelo autor da PAULUS Pe. Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo (SP). Além da reflexão do tema, Pe. Humberto sugeriu aos participantes a meditação do lema: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e carregados de fardos e eu vos darei descanso”, extraído de Mt 11, 28.

De acordo com Pe. Rudinei Lasch, Presidente da Comissão Regional dos Presbíteros do Regional Sul 3, os encontros são uma oportunidade de formação, convivência fraterna, partilha de vida, momentos celebrativos e reflexão sobre a  missão do presbítero no contexto pandêmico. “O encontro nos anima para viver a comunhão sacerdotal e cuidarmos uns dos outros, pois somos todos irmãos. Refletimos sobre a vivência da diocesaneidade e a importância de formar o coração para cuidarmos da humanidade do presbítero, em suas alegrias e sofrimentos”, afirma o religioso. Para Pe. Humberto, o encontro colaborou com a animação e a vivência da comunhão presbiteral entre os padres diocesanos.

Na ocasião, a PAULUS Livraria de Porto Alegre marcou presença com os lançamentos das obras: “Seminarista Diocesano: Identidade, vocação e missão”, organizada por Pe.  Humberto Robson de Carvalho, Thales Martins dos Santos e Antonio Wardison C. Silva; e a obra “Espiritualidade da secretária e do secretário paroquial”, escrita por Pe. Humberto e Caio Henrique Esponton.

O livro “Seminarista Diocesano: Identidade, vocação e missão” convida o leitor a refletir sobre a identidade, a vocação e a missão do seminarista diocesano. Organizado em 26 capítulos com elementos constitutivos do processo formativo de um padre, os temas propostos abordam questões sobre o amadurecimento humano, afetivo, espiritual e pastoral; todas elas iluminadas e guiadas pela Tradição, pelo magistério e pela experiência dos seminaristas diocesanos e dos especialistas. Este livro é recomendado não só para seminaristas, mas também para formadores, presbíteros e bispos diocesanos. Segundo Pe. Humberto, o livro pretende ser um auxílio à pastoral vocacional e aos responsáveis pelo processo de discernimento dos jovens e adultos que se apresentam com o desejo de se tornarem ministros ordenados para servir o Senhor.

No livro “Espiritualidade da secretária e do secretário paroquial”, os autores apresentam uma contribuição reflexiva para que os profissionais de todas as paróquias e dioceses compreendam a grandiosidade e importância desse serviço para Igreja. Para os autores, o trabalho desenvolvido por essas pessoas é muito mais que resolver questões burocráticas. Por meio do secretariado paroquial, que trabalha em função da comunidade cristã, é possível ir além, sobretudo, na evangelização e no fazer ecoar a profundidade da vida cristã. A obra traz importantes considerações a respeito da espiritualidade cristã com base nos Evangelhos, na tradição cristã e na prática pastoral e paroquial. “Os 10 pontos propostos para a secretaria e o secretário paroquial são expressão da singularidade e da importância com que a Igreja concebe a pessoa e o serviço de seus filhos e filhas que se dedicam a esse verdadeiro serviço evangelizador”, explica Pe. Humberto. Além disso, os autores destacam na missão do secretário e secretária paroquial a capacidade de acolhida e de serviço manifestada em atitudes e ações que possibilitam realizar um trabalho diferenciado na perspectiva do serviço do Reino.

No evento que reuniu o clero da Igreja, além das reflexões propostas sobre o tema “Diocesaneidade no ministério prebisteral”, os participantes puderam conhecer mais as propostas das obras citadas, assim como as demais publicações do vasto catálogo  da PAULUS Editora. Neste encontro, Pe. Humberto também destacou a importância do cuidado com a saúde física, espiritual e emocional dos presbíteros. Durante o lançamento, o autor recebeu todos os presentes e autografou as obras. Em suma, o evento foi marcado pela reflexão do tema, pela convivência fraterna e troca de experiências.