PAULUS lança Cadeira… cadeia quebrada na livraria Cultura. | Paulus Editora

Notícias

28/11/2016

PAULUS lança Cadeira… cadeia quebrada na livraria Cultura.

Por Imprensa

dsc_0007-jpgbanner

No último domingo, 27, a autora e ilustradora Nireuda Longobardi recebeu leitores, amigos e familiares para o lançamento da obra Cadeira… cadeia quebrada, realizado na livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo.

A abertura do evento foi marcada pela apresentação do Coral Infantil do Colégio Santa Clara, regido pela professora Angelica Figueiredo Rossetim Pinto. De acordo com a autora, esse foi um momento especial, de muita emoção para todos que puderam apreciar o Coral, e por meio da música, refletir sobre o conceito que traz a obra.

O livro nasceu em uma aula de artes sobre natureza; Nireuda tinha que abordar o tema natureza-morta, e resolveu utilizar como objeto de análise a cadeira de madeira que, segundo a autora, abre um leque de possibilidades para que as crianças criem um olhar crítico e bons exemplos diante de ações que envolvem o homem e o meio ambiente: “O homem está tirando cada vez mais e repondo pouco. Muitas vezes a criança é o fiscal dentro de casa; tudo o que aprende na escola, multiplica para a família e amigos”, conclui.

Cadeira… cadeia quebrada é narrado pela própria cadeira, que relembra seu passado como árvore e a companhia de seus antigos amigos. Depois, relembra as etapas de sua extração, transformação, transporte e novo lar, nas brincadeiras de uma família em suas diversas e criativas utilizações. Ao final, a autora procura incentivar a reflexão sobre os objetos que rodeiam as crianças, questionando do que são feitos e a sua origem. Também incorpora explicações sobre a natureza-morta e as suas representações.

NIREUDA LONGOBARDI nasceu no Rio Grande do Norte e mora em São Paulo, com marido, três filhos e um gatinho. Estudou Educação Artística e Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e fez especialização em Gestão, Planejamento e Educação Ambiental na Universidade Santo Amaro (UNISA). É arte-educadora, além de ilustrar livros e cordéis.